15 de dezembro – Dia Nacional da Economia Solidária

No dia 15 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Economia Solidária. A lei que instituiu essa data foi sancionada em 2019 e, em apenas dois anos, o debate sobre um novo modo de produção e consumo baseado no pensamento coletivo se mostrou ainda mais necessário. O avanço da pandemia da Covid-19, o aumento da desigualdade social e as crises em diversas áreas deixaram muitos brasileiros em um estado de desalento.  Mas qual o papel da Economia Solidária neste cenário?

Essencial no combate às desigualdades, a Economia Solidária promove a inclusão social ao transformar o trabalho gerado em benefício para a sociedade como um todo, não apenas parte dela. Diferentemente da economia capitalista, esse novo modelo tem como base a cooperação em vez da competição e, por este motivo, é uma alternativa à população mais vulnerável pela grande possibilidade de geração de renda.

O Cofecon e a Economia Solidária

Sempre atento ao bem-estar e ao desenvolvimento inclusivo, o Cofecon instituiu o Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária. Coordenado pela vice-presidente da Autarquia, o GT desenvolve estratégias para fortalecer a responsabilidade social, o empreendedorismo, a inclusão e a economia solidária dentro do Sistema Cofecon/Corecons, de modo que suas ações impactem na sociedade de forma positiva. Em 2021, por meio do GT, o Cofecon aderiu à campanha do Instituto Gerando Falcões, com a meta de arrecadação de 1.000 cestas virtuais em nome dos economistas. Além disso, aprovou em plenário a criação do Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas, que terá sua primeira edição lançada em 2022.

EaD

Nos meses de julho e agosto de 2021, os economistas Roberto Marinho Alves Da Silva, Tânia Cristina Teixeira, Anderson Oriente, Marcela Vieira, José Raimundo Oliveira Lima, Teresinha de Jesus Ferreira da Silva e Graça Aparecida Barcos apresentaram uma oficina gratuita sobre Economia Solidária. Dividido em quatro módulos, o curso foi transmitido pelo canal do Cofecon no Youtube e ainda pode ser acessado clicando AQUI.

Podcast

Outra forma de se aprofundar no tema é acompanhar o podcast Economistas Cofecon. O produto foi criado em 2021 como um espaço para falar sobre a economia, a profissão de economista e outros assuntos do setor. Em sua primeira temporada, a Economia Solidária foi pauta de três edições.

A 12ª edição do podcast traz informações e dicas das especialistas Marcela Vieira, educadora popular e assessora nacional de economia popular solidária da Cáritas Brasileira; Denise Kassama, vice-presidente do Cofecon e coordenadora do Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária; Tania Cristina Teixeira, presidente do Corecon-MG; e Tatiana Valente, coordenadora executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Ouça clicando AQUI

Logo em seguida, na sua 13ª edição, o podcast Economistas conta a história do Projeto Crisálida, idealizado e executado por um grupo de amigos incomodados com a situação de extrema pobreza e de vulnerabilidade de uma comunidade em Aparecida de Goiânia (GO). O empreendimento levou Marcos Antonio da Silva e Silva a trocar a Engenharia pela Economia e, como estudante de ciências econômicas, Marcos entendeu que o projeto do grupo de amigos era uma aplicação da Economia Solidária. A iniciativa foi reconhecida nacionalmente como a melhor proposta de combate à extrema pobreza do Brasil, pelo Edital Proex do Ministério da Educação. Ouça clicando AQUI.

Já a 22ª edição do podcast apresenta lições de Economia Solidária de Paul Singer. Para isso, dois conhecedores da trajetória do economista foram convidados. Marcelo Gomes Justo, sociólogo e organizador do livro Paul Singer – urbanização e desenvolvimento; e Denise Kassama, vice-presidente do Cofecon e coordenadora do Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária, participam do episódio. Ouça clicando AQUI.