Lacerda critica regime de metas de inflação e conservadorismo do Banco Central

O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Antonio Corrêa de Lacerda, deu entrevista ao portal UOL sobre aumento da inflação e regime de metas adotado pelo Banco Central. A matéria, publicada nesta segunda-feira (13), também questiona o fato de os diretores da autarquia serem mais conservadores quando o assunto é combate à inflação.

Lacerda afirmou que o erro está no modelo adotado pelos economistas linha-dura, chamado de regime de metas de inflação. Para ele, o raciocínio não encaixa muito bem pois, ao subir os juros, o Banco Central está inibindo o consumo. O presidente do Cofecon explicou que a inflação atual está mais ligada a fatores como a alta do petróleo nos mercados internacionais, o avanço nos preços de alimentos, como a soja, em todo o mundo, a seca em várias regiões do país e o dólar elevado.

Lacerda disse que seria mais eficaz para o controle da inflação que o governo mudasse a indexação dos preços dos combustíveis. Também sugere uma postura mais ativa no câmbio, porém acredita ser necessária maior diversidade na diretoria do Banco Central para discutir alternativas como essas.

“O ideal seria você ter uma diversidade de linhas teóricas. Mesmo entre os oriundos da PUC-Rio já há uma diversidade. Veja o [economista] André Lara Resende, que tem posições diferentes [dos economistas linha-dura]. Toda diversidade seria em prol do Brasil. A prevalência de uma única linha teórica limita essa diversidade”, afirmou Lacerda.

Confira a matéria na íntegra clicando aqui.