Serviços gera 57% dos empregos

O mês de outubro do CAGED (cadastro geral de empregados e desempregados) publicado, o setor de serviços obteve um saldo positivo de 144.641 mil ou seja 57% dos empregos formais.

O Brasil passou a ter 253,1 mil trabalhadores com carteira assinada a mais em setembro. O número aponta para o 10º mês seguido de resultado positivo na criação de empregos formais.

Embora a reabertura econômica tenha favorecido as contratações no setor de serviços, o emprego formal apresentou desaceleração no saldo líquido nos últimos dois meses pressionado pelo baixo desempenho econômico e o fim do programa de manutenção do emprego e renda (BEm).

Os últimos meses do ano serão impactados positivamente pelas contratações de final de ano, mas nos primeiros meses de 2022, espera-se um cenário desafiador devido ao aumento na taxa de juros e inflação acima da meta. São fatores que acabam impactando na redução de ritmo de crescimento da economia e geração de novos empregos.

Houve um processo significativo de crescimento da ocupação, permitindo, inclusive, a redução da população desocupada, que busca trabalho, como também da própria população que estava fora da força de trabalho.

O Novo CAGED também apresentou revisão dos números de 2020: de uma criação líquida de 76 mil empregos para uma destruição de 191 mil postos de trabalhos formais no ano passado.

Confira a nota na íntegra: Nota Econômica Caged 10_21 V1