Retrospectiva 2021: Podcast Economistas Cofecon

A partir de hoje, o Cofecon inicia uma retrospectiva daquilo que foi realizado em 2021. Mesmo sendo um ano de pandemia, no qual foi necessário retomar um isolamento social que vinha sendo pouco a pouco revogado, o Cofecon permaneceu ativo e trabalhando intensamente para atingir as metas propostas.

Debates, oficinas de capacitação, publicação da revista Economistas, lançamento do podcast do Cofecon, adequação de normativos, migração de sistemas, realização de premiações, culminando com a realização – junto ao Corecon-SP – do Congresso Brasileiro de Economia, pela primeira vez em formato virtual.

E hoje, dentre os projetos do ano, vamos falar da primeira temporada do Podcast Economistas Cofecon.

O projeto do podcast já era esperado e em 2021, a partir da sugestão de membros da Comissão de Comunicação, saiu do papel. “Precisamos de um podcast para tratar de assuntos urgentes da área econômica. Esse veículo certamente oferece aos economistas, estudantes e membros do sistema, uma nova vertente da profissão, seus desafios e suas conquistas”, ressaltou Denise Kassama, vice-presidente do Cofecon.

Roteiro, trilhas, linha editorial, duração, entrevistados e temas foram tratados de forma cuidadosa para que as informações chegassem aos ouvintes, que, de perto, acompanham as áreas de atuação dos economistas, a conjuntura econômica, os impactos da inflação, entre tantos outros temas. E os resultados são excelentes. Ao longo da primeira temporada foram lançados 30 episódios, que contaram com mais de 1.900 reproduções, em torno de 60 entrevistados, e mais de 400 minutos de conteúdo, além de muitos comentários e compartilhamento nas redes sociais.

O público ainda é majoritariamente masculino (62%), e a faixa etária predominante é de 23 e 44 anos (72%). “Queremos falar com todos os economistas, estudantes e com a sociedade, independentemente da idade ou da área de atuação. Com isso, diversificamos os temas e convidamos economistas de dentro e de fora do Sistema Cofecon/Corecons”, afirma Waldir Gomes, conselheiro federal e coordenador da Comissão de Comunicação. “A ideia é integrar, criar pontes. E temos certeza de que o podcast é um excelente caminho para isso”, finalizou.

A maioria do público escolheu a plataforma Spotify para acompanhar o conteúdo semanalmente. O episódio mais ouvido foi “Como se tornar um economista perito”, que foi ao ar no dia 6 de junho, e contou com a participação dos economistas José Marcos de Campos, Carlos Henrique Marques e Thiago Jazynski. Clique e confira o episódio. https://www.cofecon.org.br/2021/08/06/pericia-economico-financeira-e-tema-do-podcast-economistas-cofecon/

Nas próximas sextas, serão apresentados outros podcasts que foram destaque na temporada. Tem sugestões de temas para 2022? Envie para a equipe de Comunicação do Cofecon: [email protected]