Novos conselheiros federais são eleitos

O Conselho Federal de Economia realizou nesta quarta-feira, 1º de dezembro, a Assembleia de Delegados-Eleitores, evento que reúne um representante de cada Conselho Regional de Economia para eleger conselheiros federais com mandato no triênio 2022-2024. O evento ocorreu de forma híbrida, com parte dos delegados reunindo-se em Brasília e parte acessando a reunião por meio de ambiente virtual.

Foram eleitos os seguintes conselheiros federais efetivos: Clóvis Benoni Meurer (RS), Lauro Chaves Neto (CE), Teresinha de Jesus Ferreira da Silva (PI), Maurílio Procópio Gomes (AL), Paulo Dantas da Costa (BA) e Heric Santos Hossoé (MA).

Perfil dos conselheiros eleitos:

Clóvis Benoni Meurer (1934/RS) – Graduado em Ciências Econômicas e em Administração de Empresas, com especialização em Private Equity e Venture Capital. Possui mais de 30 anos de experiência na atividade de investimentos e em serviços financeiros, liderando mais de 100 operações, com conhecimento em diversos setores, além da estruturação e captação de mais de 10 Fundos.

Lauro Chaves Neto (2195/CE) – Economista, PhD em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e assessor econômico da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Teresinha de Jesus Ferreira da Silva (111/PI) – Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí. É servidora pública com conhecimento na área de planejamento estratégico, inovação, projeto, desenvolvimento e meio ambiente

Maurílio Procópio Gomes (229/AL) – Formado em Economia pela Universidade Federal de Alagoas, trabalhou na Companhia Energética de Alagoas, na Telecomunicações de Alagoas, no Instituto de Desenvolvimento e Administração Municipal, além de ocupar cargos na prefeitura e no governo do Estado na gestão de Ronaldo Lessa. Foi coordenador da Funai Nordeste, com atuação nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Atualmente é aposentado da Secretaria Estadual de Saúde.

Paulo Dantas da Costa (1241/BA) – Graduado em Ciências Econômicas (1976) pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, Paulo Dantas é especialista em Direito Tributário e Administração Financeira Governamental. Trabalhou no Banespa até 1978. Foi Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia até junho de 1994, tendo ocupado diversos cargos de direção, inclusive o de Coordenador de Programação. Atualmente atua como consultor econômico.

Heric Santos Hossoé (1471/MA) – Graduado em Ciências Econômicas, Mestre e Doutor (2018) em Políticas Públicas sendo todos os cursos realizados na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além disso realizou aperfeiçoamento em Didática Universitária pela Escola de Negócios Excellence (ENE). Atualmente é professor na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Economia Aplicada, Planejamento Econômico, Procedimentos Administrativos e Avaliação de Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional, Crédito Consignado, Desenvolvimento de Fornecedores e Políticas Públicas.

Como conselheiros suplentes, foram eleitos os seguintes economistas: Eduardo Reis Araújo (ES), Júlio Flávio Gameiro Miragaya (DF), Paulo Hermance Paiva (PB), Rogério Vianna Tolfo (RS), Paulo Roberto de Jesus (SC) e Gustavo Casseb Pessoti (BA).

Perfil dos conselheiros suplentes eleitos:

Eduardo Reis Araújo (1408/ES) – Economista, mestre em economia e consultor do Tesouro Estadual do Espírito Santo. Foi presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES) e é pós-graduado em Gestão Pública com módulo na Blavatinik School of Government em Oxford.

Júlio Flávio Gameiro Miragaya (4972/DF) – Economista que atua como consultor. Graduado em economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, mestre em Gestão Territorial e doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Foi diretor técnico e de atendimento do Sebrae/DF; presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e coordenador geral de planejamento e gestão territorial da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

Paulo Hermance Paiva (019/PB) – Formado em Economia na Universidade Federal da Paraíba, é especialista em análise de projetos para o desenvolvimento. Na Unicamp, estudou análise empresarial. Atuou como economista no Banco do Estado da Paraíba por 30 anos, em áreas como análise de projetos, gerência de desenvolvimento. Também exerceu o cargo de diretor de Seguridade da Previdência Privada Paraibana. Atualmente é aposentado.

Rogério Vianna Tolfo (5773/RS) – Economista, pós-graduado em gestão e finanças, especialista em fusões e aquisições, avaliações de empresas, captação de recursos de longo prazo através de projetos de viabilidade e incentivos fiscais. É assessor econômico da Mover´s.

Paulo Roberto de Jesus (1471/SC) – Formado em Economia na Universidade Federal de Santa Catarina e com especialização em Gestão de Segurança de Trânsito pela Unisul. Atuou como economista na Eletrosul ao longo de 33 anos. Atualmente é aposentado e realiza trabalho voluntário. É conselheiro na Fapeu – Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária, na Universidade Federal de SC.

Gustavo Casseb Pessoti (5241/BA) – Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Análise Regional pelo Programa de Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador (PPDRU-Unifacs), além de duas especializações (uma na área de Planejamento Regional e Orçamento Público pela UFBA e outra em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Unifacs). É funcionário público concursado pela carreira de Especialista em Gestão Governamental e Políticas Públicas – EPPGG Estadual. Atuou como gerente de Estudos Econômicos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/SEPLAN-BA) e como coordenador de Contas Regionais e Finanças Públicas na SEI/SEPLAN-BA. Atualmente, é diretor de Indicadores e Estatísticas da referida Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. Foi também professor da Universidade Salvador e coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade Salvador.

O processo eleitoral

O plenário do Conselho Federal de Economia possui 18 conselheiros efetivos e 18 suplentes, e é dividido em três terços, cujos mandatos são de três anos, porém não coincidentes (2019-21, 2020-22 e 2021-23). Desta forma, a cada ano um dos terços é substituído por novos conselheiros, sendo permitida uma reeleição.

No mês de outubro, quando se realizam as eleições dos Conselhos Regionais de Economia, cada chapa inscrita contém um delegado-eleitor efetivo e um suplente. Estes são os responsáveis por participar da Assembleia – que foi realizada hoje, completando assim o processo iniciado com os votos da categoria.

Na Assembleia, cada delegado-eleitor detém um número de votos proporcional à quantidade de economistas que se encontram adimplentes junto ao respectivo Regional: até o limite de 2.000, um voto para cada 100 economistas; e acima deste limite, um voto para cada 200.

Os candidatos eleitos pela Assembleia farão parte do plenário do Cofecon no triênio 2022-2024.