Setor de Serviços tem recuo em Setembro

  • 18 de novembro de 2021
  • Artigo

A Pesquisa Mensal de Serviços (IBGE) apresentou queda de -0,6% em setembro de 2021, após pequena elevação em 0,5% observada em agosto, existem vários fatores que justificam a perda de tração, um deles é a inflação elevada. Outro é a dinâmica de elevação da taxa de juros.

Entre os obstáculos para uma recuperação mais consistente dos negócios, há o efeito da escalada da inflação, dos juros mais altos, do mercado de trabalho ainda fragilizado e da escassez de insumos.

Apesar da queda de -0,6%, o setor de serviços é o único dos três grandes segmentos pesquisados pelo IBGE que continua acima do pré-pandemia. Em setembro, operava em nível 3,7% superior ao de fevereiro do ano passado.

O principal impacto negativo veio do ramo de transportes (-1,9%), esse resultado decorreu da retração no transporte aéreo de passageiros, pressionado pela alta de 28,19% no preço das passagens aéreas. Também houve baixas no transporte rodoviário e ferroviário de cargas.

Esses são justamente os serviços que mais sofreram com os efeitos econômicos da pandemia e têm mostrado algum tipo de fôlego, de crescimento. Com o avanço da vacinação e a flexibilização das atividades econômicas, as pessoas voltam a consumir com maior intensidade serviços de alojamento e alimentação.

Para acessar, na íntegra, a nota do conselheiro federal Carlos Eduardo Soares de Oliveira Junior, clique AQUI.