Corecon-DF realiza debate sobre Geopolítica e Desenvolvimento

O Corecon-DF realiza no dia 22 de novembro, das 15h às 16h30, uma live do ciclo de debates “Geopolítica e desenvolvimento”. O evento terá transmissão pelo canal do Corecon no YouTube. Os palestrantes serão Raphael Padula e Elias Jabbour e o moderador será o economista Carlos Eduardo de Freitas, ex-presidente do Regional.

Os palestrantes

Raphael Padula é economista, com mestrado e doutorado em engenharia de produção. É coordenador e professor da Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua tese de doutorado teve como tema “Integração regional de infra-estrutura e comércio na América do Sul nos anos 2000: uma análise político-estratégica”. É editor da revista Oikos e membro de dois grupos de pesquisa registrados no CNPq: “O poder global e a geopolítica do capitalismo” e “A inserção internacional brasileira: projeção global e regional”.

Elias Jabbour tem graduação, mestrado e doutorado na área de geografia. É professor-adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor dos programas de pós-graduação em Ciências Econômicas e Relações Internacionais (UERJ). Foi assessor econômico da presidência da Câmara dos Deputados entre abril de 2006 e fevereiro de 2007. Com alguns livros e dezenas de artigos publicados, é especialista em China.

O moderador

Carlos Eduardo de Freitas é economista formado pela UFRJ. Cursou todos os créditos do mestrado, mas não defendeu dissertação. Ocupou diversos cargos no Banco Central, tendo sido Diretor da Área Externa (1985-1988) e Diretor de Liquidações e Desestatização (1999-2003). Também foi assessor especial da Ministra da Economia (1990-1991) e participou ativamente do processo de negociação da dívida externa brasileira junto ao FMI e aos bancos privados (1982-1988 e 1990-1991). Integrou conselhos de diversas empresas e foi presidente do Corecon-DF de 2013 a 2015. Atualmente é consultor independente.