Presidente participa de audiência pública na Câmara; assista

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, participa nesta terça-feira (09), às 9h, de uma audiência pública na Câmara dos Deputados com o tema “Indústria 4.0, Transformações na Economia Global e Desenvolvimento Econômico”. O evento terá transmissão pela internet no link: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2413.

Além de Lacerda, também participarão como palestrantes o superintendente de desenvolvimento industrial da CNI, Renato da Fonseca; o professor de economia da Unicamp Mariano Laplane; o professor do Instituto de Economia da UFRJ, João Carlos Ferraz; e o procurador do Ministério Público do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes.

A audiência parte do estudo realizado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES), órgão vinculado à presidência da Câmara, com o título “Retomada Econômica e Geração de Emprego e Renda no Pós-Pandemia”. Ele teve como objetivo principal definir o papel do Estado, da iniciativa privada e das organizações da sociedade civil nas estratégias e políticas de recuperação da economia e de geração de emprego e renda no pós-pandemia.

Para alcançar os objetivos do estudo, serão desenvolvidas atividades com foco em 5 eixos principais:
a. Contextualização inicial socioeconômica, apresentação do contexto do mercado de trabalho do país, população, desemprego, informais, etc.
b. Avaliação das Políticas: análise das políticas brasileiras empreendidas na pandemia à luz das experiências internacionais, para compreensão aprofundada de como as políticas públicas existentes podem auxiliar na retomada e na geração de emprego e renda em bases sustentáveis e inclusivas.
c. Papel dos Setores: estudo das potencialidades da indústria, dos serviços especializados e da agropecuária no contexto de transformações globais.
d. Taxa de câmbio e macroeconomia: o exame da estabilidade da taxa de câmbio e das demais variáveis macroeconômicas.
e. Financiamento: investigar ampliação do crédito para a retomada das atividades econômicas, em especial para micro e pequenas empresas e para os setores mais atingidos.