Artigo: Corecon-AL 50 Anos

Foi através do Deputado Federal, Fernando Ferrari, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB/RS), formado pela Faculdade de Ciências Econômicas de Porto Alegre, ligado aos ideias do então presidente Getúlio Vargas, que efetivamente começou a profissão do economista no Brasil.

O Conselho Federal de Economia, autarquia pública federal, foi criado pela lei n°1411 de 13 de
agosto de 1951.

Ao contrário do que muitos imaginam, a economia não é uma ciência puramente baseada em modelos e equações matemáticas, uma vez que para o exercício pleno da profissão são necessários: um profundo conhecimento dos anseios e movimentos da sociedade; uma base histórica do desenvolvimento econômico; uma capacidade interpretativa dos fatos que ocorrem nos dias atuais e de suas consequências futuras.

Tudo isso, concatenado com um raciocínio objetivo e metódico que são fundamentais e imprescindíveis para qualquer bom economista.

Getúlio Vargas, em seu segundo mandato, (1951 à 1954), quando eleito pelo voto popular e consagrado nas urnas, foi o responsável direto pelo assinatura da lei que deu vida ao Conselho
Federal de Economia, que consequentemente permitiu a criação dos Conselhos Regionais de Economia.

Em 1952, é criado o BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) e o BNB (Banco do Nordeste do Brasil). Em outubro de 1953, é criada a Petrobras.

No governo de JK, no ano de 1959, é criada a Sudene, uma autarquia pública federal, com a finalidade de alavancar o desenvolvimento da região nordeste.

Em 1954, foi realizado o primeiro vestibular para Economia em Alagoas. A aula inaugural aconteceu no dia 22 de maio, que foi Presidida pelo Diretor José Cavalcante Manso, contando com
a Palestra do Diretor da Faculdade de Direito, Jaime de Altavilla.

No final de 1957, tivemos os primeiros economistas formados em Alagoas, dando início a formação e o crescimento dessa profissão que até hoje é de fundamental importância.

Não podemos deixar de citar que os economistas foram muito importantes no cenário político alagoano, ocupando diversos cargos como deputados, senadores e governadores.
Dentre os mais notórios governadores, podemos citar: Divaldo Suruagy, Fernando Collor de Mello, Manoel Gomes de Barros, Teotônio Villela Filho e o governador Renan Calheiros Filho, que está no seu segundo mandato atualmente.

Além disso, temos na Assembleia Legislativa, a Economista Fátima Canuto, uma das grandes representantes da nossa categoria, e o colega economista, João Neto, que foi Presidente do Corecon/AL e se destacou no legislativo, como Presidente da Casa Tavares Bastos. No setor privado, destaques para os Economistas e empresários José Ribeiro Toledo Filho e Luiz Antônio Jardim.

No setor público os Economistas Roberto Mendes, Diretor do Detran, craque e Presidente do CSA, Sérgio Dória, Secretário da Sefaz, José A. Justo – Presidente do Produban,, Claudio Jorge – Presidente da Codeal e Maurício Coutinho, Diretor da Casal.

Artigo publicado originalmente no jornal Tribuna Independente. Marcos Antonio Moreira Calheiros é presidente do Corecon-AL