“A grande transição é a do conhecimento. Mas a sociedade brasileira não valoriza o conhecimento.” – Sérgio Besserman Vianna

Sérgio Besserman Vianna, presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico (RJ) e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, participou na discussão baseada no filme A Bolsa ou a Vida e no livro “Celso Furtado, 100 anos: pensamento e ação” promovido pelo Cofecon.

Questionado se seguir na direção de uma economia verde é um custo ou uma oportunidade, Besserman iniciou dizendo que há um custo de transição, mas que é, sem dúvida, uma gigantesca oportunidade. “E o Brasil tem a sorte de ter um atalho, uma ponte para essa economia: a transição para o baixo carbono. Se o mundo resolve enfrentar a crise climática, o Brasil, por razões muito concretas, sai em vantagem”, argumentou o economista.

Ao falar sobre a importância da educação, Besserman trouxe dados do exame PISA. “A grande transição é a do conhecimento. Muita gente reduz isso a uma educação de alta qualidade, pública. Isso é essencial, porque neste caso são pessoas que não têm liberdade de escolha. Mas a sociedade brasileira não valoriza o conhecimento”, afirmou. “Conhecimento nunca fez parte da competição no Brasil. O sujeito ganhava uma sesmaria se fosse amigo do rei de Portugal. Ganhava não sei o que se fosse amigo do imperador, depois na República Velha e continuamos até dias muito recentes. Aqui a desigualdade é tão grande que a elite não precisou de conhecimento”.

Ao falar sobre os desafios trazidos pela crise climática, Besserman vê oportunidades para o Brasil na transição para uma economia de baixo carbono. “Podemos ser o primeiro país do mundo a encontrar uma forma de desenvolvimento sustentável com a floresta tropical. E não existe país em que seja tão barato possuir uma matriz energética não emissora de gases poluentes”, comenta. “Mas a nossa infraestrutura é custo Brasil na veia. Os outros países vão ter que mudar sua infraestrutura de fóssil para verde. Nós? Nós vamos ter que mudar nossa infraestrutura de qualquer maneira”.

Um dos papeis essenciais do Cofecon é promover o amplo e sadio debate econômico, sendo referência como entidade profissional que contribui de forma decisiva para o desenvolvimento econômico com justiça social.

O debate pode ser assistido no vídeo abaixo:

O filme A Bolsa ou a Vida está disponível no canal da Caliban no YouTube, no seguinte link: https://youtu.be/N2ERnOk57Z4

Resenha do livro Celso Furtado, 100 anos: pensamento e ação: https://www.cofecon.org.br/2021/04/15/centenario-de-celso-furtado-e-comemorado-com-lancamento-de-livro/