Descubra como se tornar um economista dos órgãos de pesquisa

Nesta semana o Conselho Federal de Economia lança a vigésima sexta edição do podcast Economistas, um espaço para falar sobre a economia, a profissão de economista e outros assuntos do Cofecon. Dessa vez o tema é atuação do Economista em órgãos de pesquisa.

Quando pensamos na figura do economista, uma das primeiras coisas quem vem à mente é alguém que interpreta os dados que são produzidos pelos institutos de pesquisa, estuda cenários econômicos ou trabalha na elaboração de políticas públicas. Mas a atuação deste profissional vai muito mais além. Indicadores econômicos como o PIB, a inflação, o desemprego e os dados demográficos, como o próprio Censo, além de outros estudos econômicos são produzidos por equipes multidisciplinares que contam com os economistas. Para falar sobre o assunto, convidamos a economista Flávia Vinhaes, presidenta do Corecon-RJ e servidora do IBGE, e com Pedro Andrade de Oliveira, ex-presidente do Corecon-PI, com uma vasta trajetória também no IBGE.

O podcast poderá ser acessado nas plataformas Anchor, Breaker, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts, Overcast, Pocket Casts, RadioPublic e Spotify.

Ouça em uma das plataformas acima ou no player abaixo.