Setor de serviços segue em alta

  • 21 de setembro de 2021
  • Artigo

Reabertura econômica seguiu impulsionando recuperação do setor de serviços em julho. A Pesquisa Mensal de Serviços (IBGE) apresentou alta de 1,1% em julho de 2021, após elevação em 1,7% observada em junho, esse processo se deve, em grande parte, à maior mobilidade da economia, que parece estar voltando aos níveis de dezembro de 2020, quando a pandemia estava mais controlada no país.

A recuperação do setor, é explicável principalmente pelo desempenho dos segmentos de serviços não presenciais, desde o primeiro grande impacto da pandemia. Esse grupo inclui os serviços de tecnologia da informação, as atividades financeiras, correio, a armazenagem e diversos trabalhos na área de transportes.

Entre junho de 2021 e julho de 2020, o setor de serviços privados não financeiros abriram 281,3 mil postos de trabalho.
Maior fonte de empregos, embora em grande parte informais, nos últimos meses o setor de serviços vem sendo beneficiado pelo avanço da vacinação no país, o que permite a reabertura da economia e favorece os serviços de caráter presencial, com isso, vem havendo um deslocamento dos gastos das famílias de bens para serviços.

Com a vacinação e a retomada gradual das atividades presenciais, como em restaurantes, hotéis e viagens aéreas, o setor de serviços já acumulou nos 12 meses até julho uma produção 2,9% maior que a do período anterior.

Leia a nota na íntegra clicando AQUI.