Diálogo com economistas marca o Dia do Economista no Cofecon

José Márcio Rego é o economista convidado para a live que será realizada no dia 13 de agosto, às 17 horas, com transmissão pelo canal do Cofecon no Youtube (https://youtu.be/Vu2cWOxRfWo). O evento faz parte das comemorações do Dia do Economista. A apresentação será do presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, e a mediação ficará com a conselheira federal Ana Claudia Arruda Laprovitera.

O tema do evento será “Diálogos com Economistas” e remete aos livros Conversas com Economistas publicados por Rego. A proposta do evento é aliar o material produzido por Rego ao contexto econômico atual, atualizando conceitos, promovendo análises e provocando um debate com foco no desenvolvimento.

José Márcio Rego é graduado em economia e administração pública, com dois mestrados (Administração Pública e Ciência Política) e dois doutorados (Comunicação e Semiótica Economia de Empresas). É professor aposentado e também empresário.

Sobre as obras

Em 1996, em parceria com Ciro Biderman e Luis Felipe Cozac, o livro Conversas com Economistas Brasileiros apresentou, em13 capítulos, estrevistas com Roberto Campos, Celso Furtado, Delfim Netto, Maria da Conceição Tavares, Luiz Carlos Bresser Pereira, Mário Henrique Simonsen, Affonso Celso Pastore, Edmar Bacha, Luiz Gonzaga Belluzzo, André Lara Rezende, Pérsio Arida, Paulo Nogueira Batista Junior e Eduardo Gianetti da Fonseca. No livro, os autores procuram identificar a formação destes economistas e suas visões de desenvolvimento econômico e do país.

Em 1999, tendo como coautor o economista Guido Mantega, foi publicado o segundo volume, com capítulos sobre Paul Singer, Francisco de Oliveira, José Serra, Antonio Barros de Castro, João Manuel Cardoso de Mello, João Sayad, Yoshiaki Nakano, José Alexandre Scheinkman, Fernando de Holanda Barbosa, Francisco Lopes, Aloízio Mercadante e Gustavo Franco.

Dia do Economista & 70 anos da regulamentação profissional

Em 2021, a Lei 1.411/51, que regulamentou a profissão de Economista e criou o Cofecon, completa 70 anos. Ao longo deste período a autarquia tem sido atuante, cumprindo as atribuições conferidas pela lei e garantindo à sociedade que somente os profissionais habilitados exerçam esta importante profissão. Além disso, o Cofecon também tem manifestado o posicionamento dos economistas nos mais diferentes momentos vividos no Brasil. Ao longo das 7 décadas, no papel profissional, atuamos como protagonistas em momentos de crescimento econômico ou de crise, comemoramos centenários, como o de Celso Furtado e o de Fernando Ferrari, contribuímos para redução da desigualdade social por meio de projetos locais e nacionais, desenvolvemos pesquisas, publicamos estudos e livros, crescemos.

Em meio à maior crise sanitária, política e econômica do país, nos fortalecemos para que o Brasil supere esse momento com responsabilidade, cuidando dos mais vulneráveis e apoiando vacina, auxílio emergencial, manutenção de benefícios para os trabalhadores e iniciativas que possam impedir que a desigualdade continue crescendo e maltratando o povo brasileiro.

Como Conselho Profissional e também como profissionais das Ciências Econômicas, temos muito orgulho do nosso papel e com isso, continuaremos unidos, regulamentados e atuantes.