Corecon-BA divulga programação da Semana do Economista

A Semana do Economista 2021 do Corecon-BA traz uma programação especial com o tema “Pensar a economia em tempos de pandemia”. A programação contém debates e oficinas 100% online e gratuitas para profissionais e estudantes, e aqueles que assistirem terão direito a certificado de participação. Toda a programação terá transmissão ao vivo no YouTube do Corecon-BA.

No dia 09 de agosto, às 19h, será realizado o painel “Situação socioeconômica no Brasil pós-pandemia: Para onde caminharemos?”, com o economista Paulo Gala, professor e doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Os conselheiros Paulo Dantas e Fernando de Aquino participarão como debatedores. A mediação será de Fernando Fernandes, presidente do Corecon-BA.

A economia regional será a pauta do painel do segundo dia de programação da Semana de Economista 2021. Com o tema “O Nordeste mudou? Avanços recentes e desafios da região”, o debate integra as atividades da Comissão Mulher Economista do Corecon-BA. A palestra será de Tânia Bacelar, doutora em Economia pela Universidade de Paris, tendo como mediadora a conselheira Isabel Ribeiro, membro da Comissão Mulher Economista do Corecon-BA, e como debatedoras as economistas Darcilene Gomes, pesquisadora na Fundação Joaquim Nabuco, e Ana Cristina Cerqueira, membro da Comissão Mulher Economista do Corecon-BA.

No terceiro dia de debates na semana de economista 2021, o Corecon-BA traz o tema “Realidade e perspectivas da economia e do desenvolvimento da Bahia: onde estamos e para onde vamos”. O palestrante da noite será José Sérgio Gabrielli, economista e pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (INEEP).

O painel contará com a mediação de Fátima Ferreira, membro da comissão Mulher Economista da Corecon-BA e Diretora de Avaliação SMA – SEPLAN-BA, tendo como debatedores Reinaldo Sampaio, conselheiro da Corecon-BA, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), e Gildásio Santana, Economista, prof° da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

A formação do economista também está na pauta da programação. Com o tema “Desafios na formação dos Economistas em cenários de transformação”, o painel do dia 12/08 contará com a palestra do economista e professor Rubens R. Sawaya. A mediadora da bancada virtual será Helga Passos, membro da Comissão Mulher Economista, professora e coordenadora do curso de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Os debatedores serão Lielson Coelho, economista e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Rosembergue Valverde, economista, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana.

No dia 13 de agosto, Dia do Economista, o Corecon-BA traz para a roda de debate o tema “O impacto da Covid no mercado de trabalho na Bahia”. O painel de encerramento da Semana comemorativa contará com palestra de Mariana Viveiros, Supervisora de disseminação de informações do IBGE. O mediador da conversa será Gustavo Casseb Pessoti, vice-presidente do Corecon-BA. Ana Georgina Dias, economista, supervisora técnica do escritório regional do DIEESE na Bahia, e Laumar Neves, economista, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) na Universidade Salvador (UNIFACS), serão os debatedores da noite.

Oficina de Perícia

A Perícia Econômico-Financeira está entre as áreas de maior crescimento para atuação do profissional de economia. Para abordar o tema, o Núcleo de Perícia Econômico-Financeira da Bahia promoverá, no dia 10/08, às 17h30, uma oficina com o tem: “Mercado de Perícia Econômica e o papel do Corecon-BA”.

O bate-papo virtual será conduzido pelos economistas-peritos e membros do Núcleo de Perícia Econômico-Financeira da Bahia, Alex Andrade e Domenico Belmonte.