Nota econômica semanal do conselheiro Carlos Eduardo Oliveira Jr

Serviços é responsável pela geração de 40% dos empregos

O mês de maio do CAGED (cadastro geral de empregados e desempregados) publicado, o setor de serviços obteve um saldo positivo de 110.956 mil ou seja 40% dos empregos formais.

Com relação à soma de todos os setores a geração de emprego em maio 2.021 obteve um saldo positivo de 280.66. Demonstrando uma lenta recuperação do mercado de trabalho formal. Todos os setores contribuíram positivamente para o resultado, com destaque para serviços.

O saldo de maio está associado a políticas de isolamento mais curtas, combinadas a menor adesão popular, adaptação de negócios e consumidores às novas condições de oferta e demanda impostas pela pandemia, além da recuperação global com efeitos na atividade doméstica.

Impactos no cenário: as medidas de restrições foram flexibilizadas em maio em grande parte dos municípios brasileiros, influenciando o bom resultado no mercado de trabalho formal. Alguns programas governamentais vigentes estão colaborando para manutenção dos postos de trabalho nos segmentos mais atingidos pela pandemia.

Confira a nota completa: clique AQUI