Nota econômica semanal do conselheiro Carlos Eduardo Oliveira Jr

A Pesquisa Mensal de Serviços (IBGE) apresentou alta de 0,7% em abril de 2021, pequena ante a queda de -3,1% observada em março, quando o pico da segunda onda de contágio obrigou governadores e prefeitos a ampliarem restrições. Mas mantém o setor 1,5% abaixo do nível observado em fevereiro de 2020, isto é, antes da pandemia. Em relação a um ano antes, o resultado é 19,8% maior.

A recuperação dos serviços é fortemente dependente do avanço da imunização da população contra a covid-19. Boa parte dos serviços presenciais ainda sente os efeitos da pandemia e demora mais para recuperar o patamar pré-crise.

É o padrão no mundo todo que a recuperação após os piores momentos da pandemia se concentre inicialmente nos setores produtores de bens, cuja demanda se manteve firme. Os serviços, que em sua maior parte não prescindem de contato social, ficam atrasados e tem retomada mais difícil.

O problema para a retomada do crescimento é que os setores ainda desfavorecidos têm peso elevado no emprego, tanto considerando as vagas com carteira assinada quanto as demais, que incluem informais e por conta própria.

Leia a nota na íntegra: Nota Econômica PMS Maio 2021 V1.