Lacerda fala sobre novo pacote de investimentos do Presidente dos EUA

Para falar sobre o pacote de investimentos estatais de 2,2 trilhões de dólares, de Joe Biden, com a pretensão de atualizar a infraestrutura dos Estados Unidos, revitalizar a manufatura, desenvolver pesquisas científicas e fortalecer cadeias de abastecimento, o Planeta Azul organizou um debate com o presidente do Conselho Federal de Economia, Antonio Corrêa de Lacerda, e o jornalista e economista José Paulo Kupfer.

Biden disse que o pacote é uma forma de criar “a economia mais forte, mais resistente e inovadora do mundo”, além de “milhões de empregos bem remunerados”. A expectativa é de que esta seja apenas a primeira parte de um plano maior, que ainda terá investimentos voltados para a área de saúde e, especialmente, da pesquisa científica.

Para o presidente do Cofecon,”desde o Governo Temer, a linha econômica que vem prevalecendo na equipe que conduz a política econômica brasileira é uma linha mais ortodoxa liberal.” Isso, para ele, seria um impeditivo para uma implementação desse tipo de programa no Brasil, além de limitações já impostas, como o teto de gastos.

Para financiar o projeto, a intenção de Joe Biden é elevar o imposto das empresas de 21% para 28%. Além da elevação de impostos, que será a principal fonte de recursos, o presidente norte-americano também pretende adotar medidas destinadas a impedir o deslocamento de lucros para outros países. A ideia é incentivar as empresas a manter suas operações nos Estados Unidos e, consequentemente, elevar a arrecadação em território nacional.

“Guedes e companhia não têm uma visão do estado como o protagonista. O Biden de longe não é um estatista, mas ele está fazendo o óbvio”, afirmou Lacerda no debate virtual. “Na crise não tem jeito, o estado tem que fazer o seu papel indutor e coordenador do processo. O setor privado é um ator importante, mas o estado tem que exercer um papel multiplicador”, complementa.

Veja, abaixo, o debate completo no canal do Youtube do Planeta Azul: