Lacerda fala sobre CPI da covid-19 no Jornal da Cultura

O Presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, e a microbiologista Natalia Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência, foram os convidados para comentar as notícias do Jornal da Cultura deste sábado, 10 de abril. A âncora, Ana Paula Couto, conduziu as discussões do programa.

Sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai apurar eventuais omissões do Governo Federal no combate à pandemia de covid-19 no Senado, Lacerda afirmou que em uma democracia deve prevalecer a liberdade e a harmonia entre os poderes. “Ninguém está ferindo a harmonia e sim exercendo o papel de investigar o executivo. A pandemia afeta vários países, mas vários especialistas apontaram falhas gravíssimas de gestão, que partiram do Governo Federal”, explica o economista.

“Para combater a pandemia é preciso sanar os equívocos e uma forma de pressão do Legislativo frente ao Executivo é investigar os reais problemas”, disse Lacerda. Ele aponta também que a situação atual agrava o quadro de desigualdade no Brasil. “Se for feito o corte entre vítimas, a maioria é pobre, vive precariamente e não tem como fazer o isolamento social.”

Para ele, é preciso enfrentar a sério a pandemia. “As pessoas estão morrendo não só pela pandemia, mas pelo efeito do não enfrentamento adequado ao vírus, como o corte no auxílio emergencial”, argumentou Lacerda. “Em meio ao caos, nós ainda vemos imagens de negacionismo por parte do Presidente da República, que deveria estar conduzindo, com o Ministério da Saúde, as ações de enfrentamento à pandemia, o que não vem ocorrendo”, afirmou Lacerda.

Outros temas foram tratados no program e podem ser conferidos nos links abaixo:

https://youtu.be/pUVJO1oDf5c?t=299 – CPI da Covid
https://youtu.be/pUVJO1oDf5c?t=428 – Crise do Palácio do Planalto com o STF
https://youtu.be/pUVJO1oDf5c?t=725 – Inversão do número de mortes e nascimentos
https://youtu.be/pUVJO1oDf5c?t=1012 – Crise nos preços
https://youtu.be/pUVJO1oDf5c?t=1848 – Impostos sobre livros
https://youtu.be/pUVJO1oDf5c?t=2168 – Crise com os hospitais militares
https://youtu.be/pUVJO1oDf5c?t=2862 – Banco Mundial envia dinheiro para países pobres

Para entrevista na íntegra, veja o vídeo abaixo.