Webinário discutirá gestão dos fundos públicos

O Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social realizará nesta quinta-feira, 15 de outubro, mais um debate do webinário “Função social do Estado”. Na ocasião, o economista Eduardo Fagnani discutirá o tema “Planejamento, gestão dos fundos públicos e organização do sistema nacional (União, Estados, Municípios) de atendimento das necessidades e demandas sociais”. Fagnani é professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT-IE-UNICAMP) e coordenador da rede Plataforma Política Social (www.plataformapoliticasocial.com).

A transmissão ocorrerá a partir das 17h no canal do Cofecon no Youtube – www.youtube.com/c/Cofecon

A mediação será feita por Livi Gerbase, assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC). Formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Economia Política Internacional pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O evento virtual contará também com os comentários de Guilherme Mello, representante da Fundação Perseu Abramo. Guilherme é professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON-Unicamp).

Este é o terceiro de uma série de webinares. O primeiro, com os economistas Evilásio Salvador e Wellington Leonardo da Silva, foi realizado no dia 1º de outubro; e o segundo no dia 08 de outubro, sobre o tema “a dicotomia público versus privado nas políticas públicas da área social, com o economista Ladislau Dowbor e a educadora Maria Luiza Pereira.

Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil

O Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social é coordenado pelo Cofecon e tem a participação de mais de 30 entidades da sociedade civil. O Fórum realiza a Campanha Pela Redução da Desigualdade Social no Brasil, lançada em 2017 e estruturada em cinco eixos: mudar o modelo tributário; preservar e ampliar os direitos sociais; preservar e ampliar políticas públicas de valorização do trabalho e de educação; reforçar a função social do Estado; e ampliar a democracia e a participação social. Os debates realizados no mês de outubro correspondem ao quarto eixo da Campanha, que discute a função social do estado.

Como fruto de debates anteriores correspondentes a outros eixos da Campanha, o Fórum lançou a revista Justiça Social. Ela pode ser acessada no link: https://www.cofecon.org.br/justica-social/.