Irmã Lourdes Dill é eleita Mulher Transformadora 2020

Durante a 699ª Sessão Plenária do Cofecon, realizada nos dias 24 a 26 de setembro de 2020, foi escolhida a ganhadora do prêmio Mulher Transformadora 2020.  A solenidade de entrega da honraria ocorrerá no ano de 2021, em data a ser definida, em Brasília.

A Irmã Lourdes Dill é Educadora Popular do Cooperativismo, da Economia Popular Solidária, da Agricultura Familiar e é Agente da Cáritas desde 1987. É coordenadora do PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA e o BANCO DA ESPERANÇA, da Arquidiocese de Santa Maria, RS – Brasil, e é Presidente do CONSEA/SM (Conselho de Segurança Alimentar de Santa Maria). Possui licenciatura plena em Economia Doméstica, com Especialização em Extensão Urbana e Rural na Universidade de Passo Fundo – RS, e realizou curso de especialização em Organização Popular, Movimentos Sociais e Democracia Participativa pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Belo Horizonte – MG com participação na organização do Curso pela Cáritas Brasileira em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. Recebeu diversos prêmios por sua atuação frente à Economia Solidária, entre eles Troféu Mulher Cidadã (2014) na categoria “Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda da Mulher”, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS, e Prêmio Mietta Santiago (2018), da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Mulher Transformadora foi criado para homenagear as mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da responsabilidade social, da economia solidária e do empreendedorismo, cujas ações tenham impactado na sociedade de forma positiva.

A votação foi semelhante à do prêmio Mulher Economista: a Comissão Mulher Economista e o Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária sugeriu vários nomes, entre os quais o plenário do Cofecon escolheu seis; entre eles, os mais votados pelos Conselhos Regionais de Economia foram os nomes da Irmã Lourdes Dill, Irmã Francisca Erbênia e Suelen Ramos; a lista também foi composta por Alice Kuerten, Meiriane Nunes Amaro e Ticiana Rolim Queiroz. Entre as três finalistas, o plenário do Cofecon elegeu o nome da Irmã Lourdes Dill.