Conheça as indicadas ao Prêmio Mulher Transformadora

Neste ano, o Cofecon criou o Prêmio Mulher Transformadora, com o objetivo de reconhecer as mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da responsabilidade social, da economia solidária e do empreendedorismo, cujas ações tenham impactado na sociedade de forma positiva, transformando ideias simples em negócios efetivos e capacitando comunidades em várias modalidades produtivas.

Durante o Mês do Economista Cidadão, em setembro, o Cofecon tem realizado diversas lives no canal no Youtube com as indicadas à premiação, para  discutir temas relacionados à inclusão social e redução das desigualdades, abordando a importância de políticas sociais, do terceiro setor e de vertentes como a economia solidária. 

Alice Kuerten, do Instituto Guga Kuerten (SC), e Meiriane Nunes Amaro, do projeto Artesãs do Paranoá (DF), participaram de live sobre o tema “Transformando realidades: a importância do 3º setor”. O bate-papo ocorreu no dia 15 de setembro, com mediação da economista Mônica Beraldo, Conselheira Coordenadora da Comissão Mulher Economista e Presidente do Soroptimist International Brasilia. O vídeo está salvo no canal do Cofecon no Youtube – Clique aqui para acessar.

Na próxima terça-feira, 22 de setembro, outras duas indicadas participam de live sobre o tema “Perspectivas do terceiro setor e da economia solidária”: Irmã Francisca Erbênia, coordenadora da Cáritas Diocesana de Cratéus (CE), e Ticiana Rolim Queiroz, do projeto social Somos Um (CE). O bate-papo também contará com a presença das economistas Silvana Parente, presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), e Teresinha de Jesus Ferreira, conselheira do Cofecon. A transmissão ocorrerá às 17h no canal do Cofecon no Youtube – Clique aqui.

Já no dia 29 de setembro as indicadas Irmã Lourdes Dill e Suelen Cardoso Ramos discutem “Economia solidária como ferramenta de transformação social”. Também participam do bate-papo a coordenadora de Economia Solidária da Cáritas, Marcela Vieira; e os economistas e conselheiros federais Carlos Eduardo de Oliveira Júnior e Denise Kassama Franco do Amaral, vice-presidente do Cofecon. A transmissão ocorrerá a partir das 16h no canal do Cofecon no Youtube – Clique aqui.

Conheça as indicadas ao Prêmio Mulher Transformadora 2020

Alice Thümmel Kuerten – Nascida em Blumenau, mãe de 3 filhos, assistente Social aposentada, está à frente do Instituto Guga Kuerten (IGK) desde 2000. Aposentou-se como Assistente Social na antiga TELESC- Telecomunicações de Santa Catarina. Foi Diretora Geral da Fundação Catarinense de Educação Especial; participou da Diretoria da APAE  de Florianópolis; foi Delegada da Federação das APAEs  da Região da Grande Florianópolis entre 1995 e 1997 e foi Membro do CONEDE – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa  Deficiente Física. Participa como Membro do Conselho Consultivo da Central de Voluntários da Comunidade Solidária e Membro do Conselho Consultivo do IVA – Instituto Voluntários em Ação desde 1998. Desde 2002 é Membro do Conselho de Administração da APAE de Florianópolis. Em 2003 passou a ser Membro do Conselho Superior de Integração Social da Faculdade Estácio de Sá; foi Membro do Comitê de Ética e Pesquisa UNISUL;  é membro do Conselho Consultivo do ICOM-Instituto Comunitário da Grande Florianópolis, desde 2005. Entre 2011 e 2013 foi Vice-Presidente da Federação das APAES do Estado de Santa Catarina.

 

Francisca Erbênia de Souza – Teóloga formada pelo Instituto de Ciências Religiosas (ICRE) e Instituto de Teologia São Paulo (CIC-ITESP), é coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Cratéus (CE) desde 2006. Especializada em Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Belo Horizonte (UFB), atua em parceria com movimentos sociais e grupos de pessoas de maior vulnerabilidade social. Tem inúmeros trabalhos desenvolvidos na área de Educação Ambiental, Educação Contextualizada, Convivência com o Semiárido e Terapia Comunitária.

 

Irmã Lourdes Dill – Educadora Popular do Cooperativismo, da Economia Popular Solidária, da Agricultura Familiar e é Agente da Cáritas desde 06/03/1987. É coordenadora do PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA e o BANCO DA ESPERANÇA, da Arquidiocese de Santa Maria, RS – Brasil, e é Presidente do CONSEA/SM (Conselho de Segurança Alimentar de Santa Maria). Possui licenciatura plena em Economia Doméstica, com Especialização em Extensão Urbana e Rural na Universidade de Passo Fundo – RS, e realizou curso de especialização em Organização Popular, Movimentos Sociais e Democracia Participativa pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Belo Horizonte – MG com participação na organização do Curso pela Cáritas Brasileira em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. Recebeu diversos prêmios por sua atuação frente à Economia Solidária, entre eles Troféu Mulher Cidadã (2014) na categoria “Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda da Mulher”, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS, e Prêmio Mietta Santiago (2018), da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF.

 

Meiriane Nunes Amaro – Consultora Legislativa do Senado Federal aposentada, é graduada e mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Criou e gerencia o projeto social Artesãs do Paranoá, do Distrito Federal. Pós-graduada em Direito Legislativo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, participou de curso extensão universitária pela Universidade de Sorbone, Paris; de curso de especialização “THEORY AND OPERATION OF A MODERN NATIONAL ECONOMY” (PROGRAMA MINERVA), pela The George Washington University, EUA; de curso de Elaboração Legislativa pelo The International Legislative Drafting Institute (Tulane Law School/Loyola School of Law), EUA; e de curso de Estatística do Trabalho, pela Japan International Cooperation Agency, Japão. Foi Consultora Legislativa do Senado Federal, especializada em Economia do Trabalho e Previdência Social; técnica do Banco Central do Brasil, atuante no Departamento Econômico; coordenadora geral de Política Setorial da Secretaria Especial de Política Econômica. No Ministério do Trabalho, atuou como assessora na Secretaria de Emprego e Salário (SES);  Subsecretária de Salários da SES; Secretária de Estudos Especiais da Secretaria Geral; Chefe da Coordenadoria de Análise de Políticas Econômicas e Sociais; Secretária-Executiva do Conselho Curador do FGTS. No Ministério da Indústria e Comércio, foi assessora no Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI); Chefe da Divisão Econômica da Coordenadoria de Estudos Especiais do CDI; e também foi professora de Microeconomia nas Faculdades Integradas da Católica de Brasília.

Suelen Cardoso Ramos – Catadora de Materiais Recicláveis na cidade de Manaus. Graduada no curso tecnólogo em meio ambiente. Atua como liderança do Movimento Nacional de Catadores no Amazonas. Já elaborou e está na execução de projetos com financiamento do Governo do Estado do Amazonas e do Ministério Público do Trabalho para empreendimentos de catadores de materiais recicláveis do estado. Está conselheira estadual de meio ambiente do Amazonas.

 

Ticiana Rolim Queiroz – É formada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e tem MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. É Diretora de Gente e Impacto Social da C. Rolim Engenharia, empresa reconhecida pelo forte trabalho nas áreas de Responsabilidade Social e ambiental, primeira empresa de engenharia no Brasil a receber a certificação internacional LEED e o Selo nacional Procel Edifica, entre outros. Recebeu duas vezes consecutivas o prêmio nacional de Responsabilidade Social pela CBIC. Fundadora do negócio de impacto social Somos Um, que tem o propósito de proporcionar o empoderamento das pessoas através do empreendedorismo. Ticiana atua como conselheira da EDISCA, do Instituto Beatriz e Lauro Fiúza (IBLF), da Escolinha SOL e do Negócio de Impacto Acreditar Microcrédito.