Artigo – PIB na gangorra 3

Por Júlio Miragaya – Doutor em Desenvolvimento Econômico Sustentável (UnB), ex-presidente da Codeplan e do Conselho Federal de Economia. Artigo originalmente publicado em https://www.bsbcapital.com.br/pib-na-gangorra-3-final/

Fechamos a série “PIB na gangorra” com o terceiro e último artigo. Tratamos nos dois primeiros da oscilação do Brasil na hierarquia dos maiores PIBs do mundo nos últimos 40 anos. E como foi o desempenho do PIB brasileiro neste período?

Na década de 1980 (Figueiredo, Sarney e 1º ano de Collor), o PIB cresceu 16,8%, mas a população cresceu 19,3% e dessa forma o PIB per capita regrediu 2,1% no período. Na década seguinte, a de 1990 (Collor, Itamar e seis anos de FHC), o PIB cresceu 29,2% e a população cresceu 17,4% e, consequentemente, o PIB per capita cresceu 10,0%. Já na década de 2000 (dois anos de FHC e os oito anos de Lula), o PIB cresceu 43,8% e a população 12,4%, resultando num incremento do PIB per capita de 28,0%. Esta foi a década não somente de maior crescimento do PIB, mas também a única em que se avançou na melhor distribuição da renda e da riqueza. Lembremos que na década de 1970, dos ditadores Médici e Geisel, o crescimento do PIB foi maior, mas baseado numa brutal concentração da renda e riqueza.

Por fim, na atual década, o desempenho foi o seguinte: de 2011 a 2015 (governo Dilma), o PIB cresceu apenas 5,9%, ante um crescimento da população de 5,5%, o que resultou num diminuto crescimento de 0,4% do PIB per capita. Já na segunda metade da década, considerando a estimativa mais branda de queda do PIB esse ano (6,25%), fecharemos o quinquênio com retração de 6,0% no PIB e queda brutal de 10,6% no PIB per capita, revelando que as reformas neoliberais pós-golpe apenas agravaram a crise econômica.

Separando-se os desempenhos em períodos de governos do PT e não PT, observamos que, nos oito anos de Governo Lula, o PIB cresceu 37,5% (4,1% a.a.), que somados ao crescimento de 5,9% (1,1% a.a.) nos cinco anos de Governo Dilma, resultaram em crescimento de 45,6% (2,93% a.a.), que, confrontados a incremento populacional de 15,7% nesses treze anos, resultaram em aumento de 25,8% (1,8% a.a.) no PIB per capita. Já nos 27 anos de Governos Figueiredo/Sarney/Collor/Itamar/FHC/Temer/Bolsonaro, o PIB cresceu 48,4% (1,47% a.a.), mas ante o aumento de 51,0% da população, resultou em queda de 1,7% no PIB per capita (-0,07% a.a.).

Em suma, os números demonstram cabalmente, não obstante equívocos cometidos, em que momento o país efetivamente cresceu nas últimas quatro décadas. Daí percebe-se o enorme poder da grande mídia e das fake news – a versão moderna de “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” de Joseph Goebbels – afinal, milhões de brasileiros acreditaram e ainda acreditam no mantra de que Lula e Dilma quebraram o Brasil.