Inscrições abertas para o 24º ENESUL – Encontro de Economistas da Região Sul

O Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) promove o 24º Encontro dos Economistas da Região Sul (ENESUL), que acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto de 2020. O evento irá reunir economistas de referência nacional e regional para debates sobre temas atuais da política econômica, sendo, que terá como tema Principal “O papel do Estado no Desenvolvimento Regional”. Clique aqui para se inscrever no ENESUL.

O ENESUL é promovido anualmente, em sistema de rodízio, entre os Conselhos Regionais de Economia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Voltado para economistas, estudantes dos cursos de ciências econômicas e a população em geral, este evento tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Neste ano o ENESUL terá como tema principal: “O papel do Estado no Desenvolvimento Regional”, no qual economistas vão expor suas visões a respeito do assunto, previamente oferecidas em textos especialmente elaborados e postos ao alcance dos participantes. Serão avaliações e análises do trabalho na esfera pública para o desenvolvimento integrado de uma micro ou macrorregião.

O ENESUL surgiu de uma discussão regional de temas do interesse da categoria dos economistas, que se reúnem anualmente, no segundo semestre de cada ano, em eventos de âmbito nacional como: o Congresso Brasileiro de Economistas (CBE), em anos ímpares, e o Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), em anos pares. Assim, para subsidiar as discussões no âmbito nacional, os Encontros Regionais são realizados a cada ano anterior ao do evento nacional.

Neste ano de 2020, a promoção e a organização da 24ª edição do ENESUL serão realizadas pelo CoreconPR. O encontro contará com a participação de Universidades e das principais instituições de pesquisa dos setores público e privado dos três estados da região Sul, para abordar, discutir e refletir sobre os temas definidos na programação, os quais remetem à economia nacional e à sociedade brasileira.

Em virtude da pandemia, que inesperadamente assolou todo o planeta, o evento também teve que se adequar e se reinventar no formato para sua realização, seguindo as instruções e recomendações dos órgãos competentes da saúde pública. Excepcionalmente nesta edição as atividades não serão presenciais, devendo as apresentações ocorrerem na forma de videoconferências e com assistência virtual dos participantes, porém procurando manter a mesma dinâmica das edições anteriores nos demais aspectos.

 

PROGRAMAÇÃO

 Dia 27/08/2020 (quinta-feira)

15:00h às 15:20h – Solenidade Abertura do 24º ENESUL – Com mensagens dos Presidentes dos Regionais – Econ. Dr. Carlos Magno Andrioli Bittencourt, Presidente do CoreconPR, Econ. Ms. José Júnior de Oliveira, Presidente do CoreconRS e Econ. Ms. Ivoneti Ramos, Presidente do CoreconSC.

15:20h às 16:00h – PALESTRA MAGNA – O papel do Estado no Desenvolvimento Regional.

Palestrante: Econ.  Dr. Antonio Corrêa de Lacerda – Presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon).

16:00h às 17:30h – Painel I: Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais.

Palestrante CoreconPR: Econ. Dra. Augusta Pelinski Raiher (UEPG/Ponta Grossa)

Palestrante CoreconRS: (a confirmar)

Palestrante CoreconSC: Econ. Dr. Marcos Vinicio Wink Junior

Moderadora: Econ. Dra. Mirian Beatriz Schneider (CoreconPR / Unioeste Toledo)

 

Dia 28/08/2020 (sexta-feira)

 15:00h às 16:30h – Painel II: A importância do Desenvolvimento Regional na superação das Desigualdades.

Palestrante CoreconPR: Econ. Dr. Jandir Ferrera de Lima (Unioeste/Toledo)

Palestrante CoreconRS: (a confirmar)

Palestrante CoreconSC: (a confirmar)

Moderador: Econ. Dr. Luís Alberto Ferreira Garcia (CoreconPR / Unioeste Cascavel)

 

16:30h às 18:00 – Painel III: Os municípios como protagonistas do Desenvolvimento Regional. 

Palestrante do CoreconPR: Econ. Dr. José Guilherme Silveira (UFPR)

Palestrante CoreconRS: (a confirmar)

Palestrante CoreconSC: Econ. Ms. Waldemar Bornhausen Neto

Moderadora: Econ. Dra. Cíntia Rubim de Souza Netto (CoreconPR / Universidade Positivo)

 

18:10 às 18:20 – Encerramento e considerações finais (Presidentes Regionais).

Veja mais sobre o evento no hotsite  https://enesul.coreconpr.gov.br