Em entrevista ao SBT, conselheiro comenta a perda de 1,2 milhão de postos de trabalho no primeiro semestre

O conselheiro federal e coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon, Fernando de Aquino, participou de entrevista ao SBT Brasil sobre o fechamento de 1,2 milhão de postos de trabalho no primeiro semestre deste ano. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) na última terça-feira, 28 de julho.

Segundo CAGED, o setor agropecuário foi o que mais gerou empregos formais no mês de junho (36.836 novas vagas), seguido pela construção civil (17.270 novos postos de trabalho). Os setores de comércio e serviços tiveram o pior desempenho, com aproximadamente 60 mil vagas a menos.

Para Aquino, os números estão sendo sustentados pelo programas assistenciais do governo. “Quando acabar a vigência desses programas a gente pode ter uma queda grande dos vínculos formais. Apesar de a gente ter uma baixa taxa de juros, uma taxa de câmbio desvalorizada. Isso estimula a atividade econômica mas pode não estimular o suficiente”, opinou o coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon.

Assista, a seguir, a reportagem completa: