Confira a programação comemorativa ao centenário de Celso Furtado

Em comemoração ao centenário do nascimento de Celso Furtado, que ocorrerá no dia 26 de julho de 2020, diversas atividades acontecerão pelo Brasil. Confira, abaixo, os eventos realizados pelo Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), pelo Conselho Regional de Economia de Pernambuco (Corecon-PE) e pelo Centro Internacional Celso Furtado.

Corecon-PB

No dia 22 de julho será realizado o sexto webinar da série “A Economia que Queremos”, com o economista André Tosi Furtado, professor titular da Unicamp e filho de Celso. A mediação será novamente do professor Milanez e o evento será transmitido ao vivo pelo canal do Corecon-PB no YouTube. Também serão exibidos vídeos com falas da socióloga Sofia Furtado e da deputada Pollyana Dutra, autora da lei que instituiu o ano de 2020 na Paraíba como Ano do Centenário de Celso Furtado.

No dia 26, domingo, data do centenário, haverá uma solenidade presencial restrita na sede do Rotary Club, com transmissão ao vivo no canal do Corecon-PB no YouTube. Na ocasião será empossada a nova diretoria do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba e entregue a Medalha Celso Furtado ao economista Rômulo Polari, ex-reitor da UFPB. Também será lançado pela Superintendência dos Correios um selo personalizado alusivo à data. O governo do estado e a UEPB apresentarão também a trilogia “Celso Furtado: a esperança militante”.

No dia 28, às 15 horas, haverá um novo módulo do curso livre do Núcleo Celso Furtado, desta vez com o tema “A contemporaneidade da condição periférica – influências e enquadramento do pensamento de Celso Furtado no pensamento econômico”. O expositor será Alexandre Lyra Martins, do departamento de Economia da UFPB.

No dia 31, das 9 às 12 horas, haverá uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba com a participação de diversas personalidades convidadas para falar sobre Celso Furtado. A sessão foi convocada pela deputada Pollyana Dutra e será realizada por meio da plataforma Zoom.

Ainda no mês de julho, haverá o lançamento da revista Nordeste com o tema “É tempo de comemorar o centenário do economista inovador Celso Furtado” por parte do Corecon-PB,Wscom e Fundação Joaquim Nabuco.

Corecon-PE 

No dia 26 de julho o Conselho Regional de Economia de Pernambuco (Corecon-PE), o Centro Internacional Celso Furtado e a Associação Brasileira dos Economistas pela Democracia (ABED) realizarão uma live para celebrar o centenário de seu nascimento. Será uma oportunidade para relembrar a vida e obra de um dos maiores economistas brasileiros.

Participam a jornalista e escritora Rosa Freire D’Aguiar, que falará sobre a ‘Vida e Obra’ de Celso Furtado; o economista e advogado Adalberto Arruda, que trabalhou na Equipe de Celso Furtado da Sudene; e o economista Francisco de Oliveira Filho, filho do sociólogo Chico de Oliveira, sendo que os últimos apresentarão um depoimento sobre o trabalho do homenageado.

O coordenador Nacional da ABED, Adroaldo Quintela, participará do evento virtual e falará sobre a importância de Celso Furtado para a entidade de economistas. A mediação será feita pela presidente do Corecon-PE, economista Ana Cláudia Arruda.

A transmissão ocorrerá a partir das 11h no canal do Corecon-PE no Youtube.

Corecon-MG

Em alusão à data, o Corecon-MG promoverá, ao longo da semana, duas transmissões ao vivo para discutir um pouco sobre a vida e obra do economista.

A primeira delas acontece na quarta-feira, dia 29 de julho, às 18h, com o tema “A tese desenvolvimentista de Celso Furtado na atualidade”. Entre os convidados estarão os economistas Tania Teixeira, professora e pesquisadora da PUC-Minas e presidenta do Corecon-MG; Fernando de Aquino, coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon e analista do Banco Central do Brasil (BCB); Felipe de Holanda, professor e pesquisador da UFMA e conselheiro do Corecon-MA; e Antônio de Pádua, conselheiro do Cofecon e do Corecon-MG e vogal da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), que mediará as discussões.

A segunda live, por sua vez, está agendada para a quinta-feira, dia 30 de julho, no mesmo horário, e discutirá o “Desenvolvimento regional do Nordeste e do Sudeste Brasileiro”. Participarão os economistas Tania Teixeira, presidenta do Corecon-MG; Celso Mangueira, consultor empresarial e presidente do Corecon-PB; Ana Cláudia Arruda, professora da UNICAP e presidenta do Corecon-PE; Maurício Borges, professor aposentado da UFMG e ex-diretor do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e, como mediador, Gustavo Aguiar, vice-presidente do Corecon-MG e vogal suplente da Jucemg.

Ambas as transmissões são promovidas no âmbito do projeto Economia Para Todos e acontecem pelo canal do Corecon-MG no YouTube, integrando uma ampla agenda de atividades em homenagem a Celso Furtado ofertadas por instituições de todo o Brasil.

Centro Celso Furtado realiza série de lives comemorativas

A fim de comemorar o centenário de nascimento do economista Celso Furtado, o Centro Internacional Celso Furtado realizará uma série de transmissões ao vivo nas quais discutirão vários aspectos do seu pensamento e sua aplicabilidade no Brasil contemporâneo. As transmissões podem ser assistidas pelo YouTube, no canal do Centro, sempre às 15 horas.

No domingo (26 de julho), data dos 100 anos, haverá o lançamento do volume 15 dos Cadernos do Desenvolvimento, bem como do livro “Celso Furtado. Os combates de um Economista” e da trilogia “Celso Furtado, esperança militante”.

Na segunda-feira (27) o presidente do Conselho Federal de Economia, Antonio Corrêa de Lacerda, participará de um webinar com o tema “Memória e Formação”. Participarão também a presidente do Corecon-RJ, Flávia Vinhaes, o economista Adroaldo Quintela e o ex-senador por dois mandatos Roberto Saturnino Braga. Participarão do debate André Furtado, doutor em economia pela Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne); Rosa Freire d’Aguiar, viúva de Celso Furtado; e Luiz Felipe de Alencastro.

Na terça-feira (28), o tema será a obra-prima do economista homenageado: Formação Econômica do Brasil, livro lançado em 1959 e até hoje uma das principais referências nos cursos de Ciências Econômias em todo o Brasil. O economistas Ricardo Bielschowsky, Marcelo Arend e Alexandre Barbosa serão os debatedores.

Na quarta-feira (29), Carmen Feijó e Mauricio Coutinho, professores dos departamentos de Economia da UFF e Unicamp, respectivamente, debatem junto a Oswaldo Munteal (UERJ) o pensamento de Celso Furtado tendo como tema “Revisitando o subdesenvolvimento – a teoria e a sua visão de mundo”.

Na quinta-feira (30) a trajetória profissional de Furtado e suas realizações serão o tema do debate, que terá como título “O homem público, a importância do planejamento e a questão regional”. Gilberto Bercovici (USP) e Vera Cepeda (UFSCar) discutirão junto à economista Tânia Bacelar (UFPE).

Finalmente, na sexta-feira (31), o tema será “Cultura e Tecnologia – Como enfrentar os problemas brasileiros”. Cesar Bolaño (USP) e Eduardo Albuquerque (UFMG) e Helena Lastres (UFRJ), doutores em Economia, debaterão junto a Claudia Leitão (UFC).