Documentário que retrata a trajetória de Celso Furtado está disponível na internet

Por uma concessão especial do diretor José Mariani, como parte das comemorações do ano do centenário de Celso Furtado, o Sistema Cofecon/Corecons tem acesso ao documentário “O longo amanhecer”, cinebiografia do grande economista. O filme pode ser acessado por meio do link https://vimeo.com/134040089, senha CF 100 (com espaço no meio).

Lançado em 2008, o longa conta com depoimentos de Celso Furtado, gravados em 2004, e de diversos economistas sobre sua importância para o pensamento econômico, entre eles Maria da Conceição Tavares, homenageada pelo Cofecon durante o XXII Congresso Brasileiro de Economia. Tavares, que formou gerações de economistas e líderes políticos brasileiros, afirmou que Furtado foi o único grande pensador brasileiro em Economia do Século XX.

“Formulou um pensamento original que não estava disponível. Um homem da ação, possuidor de uma filosofia moral que levou à prática. A atuação de Celso Furtado sempre teve um horizonte moral e uma ânsia de superar o presente, por mais que tivesse uma consciência dramática de que realmente o presente está muito distante do futuro que a gente sonhou quando mais jovem”, disse Maria da Conceição Tavares.

Ano Celso Furtado
O economista paraibano Celso Furtado completaria 100 anos em 2020. Nascido em Pombal-PB, foi um dos principais pensadores da Ciência Econômica. Suas ideias e obras permanecem atuais; são difundidas no Brasil e no mundo e contribuem para a formação de novas gerações de economistas. Como forma de celebrar sua vida e ensinamentos, o Conselho Federal de Economia instituiu 2020 como o Ano Celso Furtado, com a realização de diversas atividades durante o período.

Entre as ações realizadas este ano para homenageá-lo está o Concurso de Resenhas Cofecon/ANGE, que premiará, entre estudantes de graduação em Ciências Econômicas, os melhores textos analíticos sobre o livro “Formação econômica do Brasil”, de autoria do notável economista paraibano e uma das principais obras referenciadas em universidades do Brasil e do mundo.

Clique aqui para saber mais sobre o Concurso de Resenhas Cofecon/ANGE.  Vale lembrar que as inscrições foram prorrogadas até o dia 2 de outubro e as inscrições estão disponíveis aqui.