Em seminário online, Tania Bacelar discutirá desenvolvimento e a questão regional

O Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), através do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), realizará seminário online sobre o tema “Desenvolvimento e a questão regional no Brasil hoje”. A apresentação será feita pela professora Tania Bacelar (UFPE – CEPLAN). O evento virtual ocorrerá nesta quarta-feira, 24 de junho, às 14h30, com transmissão pelo Youtube – https://www.youtube.com/c/InstitutodeEconomiadaUnicamp/live

A temática dos desequilíbrios regionais no Brasil está presente em muitas das obras de Celso Furtado, comumente associada à discussão do subdesenvolvimento econômico. Assim argumenta o professor Wilson Cano ao escrever sobre Furtado e a questão regional no Brasil. Em um país de dimensões continentais e radicais desigualdades, a questão regional permanece como central para a reflexão sobre o desenvolvimento brasileiro diante dos desafios contemporâneos.

Representante da melhor tradição brasileira no tema, a Profa. Tania Bacelar discutirá “Desenvolvimento e a questão regional no Brasil hoje”. Doutora em Economia pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne, professora da Universidade Federal de Pernambuco, foi diretora da Sudene, Secretária de Planejamento e da Fazenda do Estado de Pernambuco, Secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional e Secretária de Planejamento da Prefeitura do Recife. Tania foi reconhecida pelo Cofecon, em 2018, com o Prêmio Personalidade Econômica do Ano.