Desenvolvimento Regional: conselheiro participa de apresentação da Rota Estratégica Economia do Mar

O conselheiro federal Lauro Chaves Neto, coordenador da Comissão de Desenvolvimento Regional, participou de reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional nesta segunda-feira, 9 de março. Lauro Chaves é assessor econômico da  Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e acompanhou a equipe do observatório da indústria da entidade na apresentação da Rota Estratégica Economia do Mar como oportunidade para as Rotas de Integração Nacional.

A Economia do Mar é considerada um dos setores mais promissores da indústria do Ceará até 2025. O setor é composto por Indústria Naval, Recursos Oceânicos, Serviços Marítimos e Alimentos do Mar; e teve os seguintes indicadores considerados em sua organização: representatividade do Ceará no setor brasileiro; indicadores de capital humano e ativos de PD&I.

A representatividade do Ceará foi avaliada com base em sua participação no valor da transformação industrial, produção aquícola, cargas transportadas, exportações e produção de petróleo e gás. No que se refere ao capital humano, considerou-se as médias da remuneração, dos anos de estudo e o indicador de acidentes de trabalho. Para exibir os ativos de PD&I, foram considerados cursos de graduação e pós-graduação, bem como grupos de pesquisa relacionados ao setor.