Em podcast, presidente comenta autonomia do Banco Central

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, participou do Crédito ou Débito, o podcast do Reconta Aí. Durante a entrevista, que foi ao ar nesta segunda-feira, 2 de março, Lacerda explicou qual o papel do Banco Central para a economia brasileira, suas atribuições e comentou a proposta de autonomia que tramita no Congresso Nacional. Clique aqui para ouvir o podcast. 

“Existem aqueles economistas mais ligados ao mercado financeiro que defendem a autonomia ou independência do Banco Central. Nós, economistas mais críticos, questionamos essa visão. O mercado pede uma maior autonomia do Banco Central de forma a desvinculá-lo do Executivo. Até se propõe uma espécie de mandato para presidentes e diretores com a suposição de que com isso eles não teriam interferência do governo na definição do crédito e do juro, e assim teriam mais liberdade para fixar as suas regras e inclusive a taxa de juros”, comentou.

Lacerda opinou que o BC brasileiro já possui autonomia, não existindo necessidade de garantir uma independência ainda maior. “A prova disso é que estamos com o menor índice da taxa Selic”, disse o presidente do Cofecon.

Clique aqui e confira o podcast Reconta Aí