Artigo – Economia brasileira: rota do sucesso

  • 28 de novembro de 2019
  • Artigo

Passadas décadas de patinação, a economia brasileira precisa dirigir-se à Rota do Sucesso. O potencial invejável do País (ampla área geográfica, costa marítima, solo fértil, recursos minerais valiosos, florestas amplas, população miscigenada e outros) impõe esforço de gestão para localizar e seguir a Rota do Sucesso.

Para remover/eliminar e adequar a cultura será preciso definir o ponto desejável de chegada e escolher as avenidas adequadas que confluam para a Rota do Sucesso. Evidentemente isto não será tarefa fácil, visto que exige mudanças fundamentais nas instituições, organizações e pessoas. Para tanto, será preciso remover hábitos e práticas viventes por séculos e gerações.

De qualquer forma, sendo fácil ou difícil, o futuro impõe essa opção. Se o Desenvolvimento é o cenário desejável, é imperioso recorrer ao esforço organizado das Instituições, Organizações e Pessoas para direcioná-lo à Rota do Sucesso. Por mais que isso pareça apenas definição teórica, é fundamental insistir para chegar ao destino definido.

Como bem definiu Walter Rostow, “desenvolvimento é um processo inédito e irreversível de mudança social, através do qual se instaura, numa região, um mecanismo endógeno de crescimento econômico cumulativo e diferenciado”.

Voltando ao tema, de modo simplificado, algumas avenidas convergentes precisam ser seguidas para chegar à Rota do Sucesso. Por exemplo:

1. Avenida da Destruição da Corrupção
2. Avenida da Racionalização dos Gastos Públicos
3. Avenida da Racionalização e Integração dos Poderes(Executivo, Legislativo e Judiciário)
4. Avenida de Preservação dos Recursos não Renováveis
5. Avenida da Valorização e Aprimoramento da Educação
6. Avenida de Valorização das Relações Internacionais
7. Avenida de Integração Econômica
8. Outras Avenidas complementares

Destruindo a corrupção, não só será conseguida valiosa e densa economia, como também se estará contribuindo para uma geração responsável e ativa.

A racionalização dos gastos públicos exige não só o controle como, também, a habilidade para selecionar e praticar as melhores opções.

A Racionalização e Integração dos Poderes é relevante por acelerar, selecionar e executar as ações mais importantes. A complexidade burocrática hoje existente gera toneladas de papéis(processos), grande parte inúteis e descartáveis.

A Preservação dos Recursos Naturais pressupõe não o abandono, mas a exploração parcimoniosa e responsável. Se são recursos não renováveis, o esgotamento é uma rota natural que exige exploração responsável. Eliminar o desperdício e a ganância é importante.

O Aprimoramento e a Valorização da Educação é fundamental para uma geração competente e responsável.

Como o mundo está cada vez mais integrado é importante valorizar as Relações Internacionais com habilidade e responsabilidade nas negociações. Com o crescente e consistente processo de relacionamento entre os países, é importante desenvolver a integração econômica.

Estes são apenas uns caminhos convergentes que podem direcionar o País à Rota do Sucesso. Evidentemente não é um processo fácil, mas valioso e desejável. O País precisa de integração responsável e valiosa dos poderes e da sociedade. Cada brasileiro detém uma parcela do poder contributivo. As Organizações e as Instituições têm o poder de agregar essas forças que encaminham à rota do sucesso. É uma tarefa difícil mas não impossivel. É preciso acreditar.


Humberto Dalsasso é Economista, consultor empresarial de alta gestão.