Corecon-DF realizará debate sobre “O Chile e a política econômica liberal”

A eclosão de sucessivas e maciças manifestações de insatisfação popular no Chile influenciou na conjuntura econômica brasileira. O país foi definido pelo Ministro de Economia brasileiro, ainda em fevereiro deste ano, como a Suíça da América Latina e exemplo a ser seguido na Reforma da Previdência.

O Chile teria feito o “dever de casa” conforme o manual de instruções e procedimentos do velho Consenso de Washington: abertura e liberalização econômica, reformas, ajustes fiscais, etc. O que terá dado errado? O professor José Luis Oreiro irá discutir o assunto na reunião do grupo de conjuntura do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF), a ser realizada neste sábado, 9 de novembro, a partir das 9h30.

A participação é gratuita e aberta ao público. Mais informações pelo telefone (61) 3964-8366.

Sobre José Luis Oreiro

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000).

Atualmente é professor adjunto do departamento de economia da Universidade de Brasilia (FACE/UnB).

Foi professor do departamento de economia da Universidade Federal do Paraná de 2003 a 2008, onde exerceu o cargo de Diretor do Centro de Pesquisas Econômicas (CEPEC/UFPR) e de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (2004-2008).

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Dinâmica Macroeconômica, atuando principalmente nos seguintes temas: acumulação de capital, crescimento econômico, autonomia de política monetária, taxa de juros e dinâmica não linear.

Publicou mais de 50 artigos em revistas científicas no Brasil e no exterior como, por exemplo, o Journal of Post Keynesian Economics, Investigacion Economica, Revista Brasileira de Economia, Revista de Economia Política e Estudos Econômicos.

É co-organizador do livro “Agenda Brasil: políticas econômicas para o crescimento com estabilidade de preços” publicado pela Monole em 2003, bem como do livro “Sistema Financeiro: uma análise do setor bancário brasileiro” publicado pela Campus em 2007.