XXIII CBE começou com etapa final da Gincana Nacional de Economia e curso sobre empreendedorismo

Estudantes de Ciências Econômicas de diversos estados brasileiros estão reunidos em Florianópolis para participarem da etapa final da IX Gincana Nacional de Economia. A competição é disputada em duplas e, ao todo, 60 universitários se classificaram. A Gincana faz parte da programação do XXIII Congresso Brasileiro de Economia, evento promovido pelo Conselho Federal de Economia e pelo Conselho Regional de Santa Catarina (Corecon-SC) e realizado de 16 a 18 de outubro em Florianópolis.

A conselheira federal Denise Kassama Franco do Amaral coordena a competição. Durante a abertura, parabenizou a todos os finalistas e convidou os estudantes a prestigiarem a programação do CBE. A economista destacou que a organização da Gincana busca sempre aprimorar o jogo, e convidou os veteranos a participarem de um grupo focado nessas melhorias. “A visão de vocês é muito importante para nós. Neste ano, contamos com o apoio do estudante Felipe Maverick, do Piauí, que já esteve no pódio da Gincana”.

Também estiverem presentes na abertura, para darem as boas-vindas aos estudantes, o presidente do Corecon-SC, Paulo Polli Lobo, e o presidente do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), Celso Pinto Mangueira, cujo estado sediará a próxima edição da Gincana, realizada em 2020 durante o XVII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia. m

O idealizador do jogo, Paulo Sandroni, também esteve na abertura e apresentou os dois novos jogos, que serão jogados pela primeira vez nesta edição da Gincana. “Apesar de sua complexidade, o jogo anterior chegou a um nível que, de tanto os estudantes jogarem, já sabiam as respostas, portanto o conhecimento não estava influenciando o resultado do jogo. Assim, decidimos mudar”, afirmou.

Outro evento que marcou o início do XXIII CBE foi o curso Rota Financeira do Empreendedor de Sucesso, ministrado por André Luiz Koerich e Ademar Tenfen. André Luiz afirmou que 80% das empresas fecham em 5 anos, segundo o Sebrae, e que a palestra foi organizada em quatro etapas: rascunho, desenho, filme e foto. “No rascunho a gente explica os principais motivos das empresas fecharem. Os principais motivos são a mistura do dinheiro do sócio com o da empresa, não saber controlar as finanças, crescer de forma desordenada, não saber do resultado da empresa. Então de forma rápida, prática e em 4 etapas mostramos o que pode ser feito para que tenham uma gestão focada em resultados, com resultados positivos, para que saiam dessa triste estatística”, explicou Koerich.