Presidente do Cofecon revela preocupação com BNDES

O presidente do Conselho Federal de Economia, Wellington Leonardo da Silva, manifestou preocupação com situação ocorrida no BNDES Participações (BNDESPar), braço de participação acionária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo nota divulgada pela Associação dos Funcionários da entidade (AFBNDES), a demissão da superintendente da Área Jurídica Operacional expõe riscos na governança do banco.

 

Luciana Tito teria sido afastada por resistir às pressões da direção para vender a carteira de ações da instituição, considerada uma das prioridades do presidente, Gustavo Montezano. Tal fato desencadeou uma crise da presidência com o corpo técnico do banco de fomento.

 

“Lamentavelmente, tal fato demonstra o clima de perseguição nas empresas públicas, como o BNDES, iniciado na gestão de Michel Temer e aprofundado no governo Bolsonaro. Não podemos permitir esse tipo de conduta. No caso do banco de fomento, o que está em jogo é a responsabilidade com o patrimônio público, conforme pontuou a associação de funcionários”, afirmou o presidente do Cofecon.

 

Clique aqui para ler, na íntegra, a nota divulgada pela AFBNDES com pedido de esclarecimentos à direção do banco sobre a condução do BNDESPar.