Previdência e Política Social será tema de debate do XXIII Congresso Brasileiro de Economia

A proposta de reforma da Previdência Social está em análise no Senado Federal. Entre os principais questionamentos à proposta estão o valor reduzido dos benefícios, o tempo prolongado de contribuição, o tratamento dado às aposentadorias especiais (policiais, por invalidez, trabalhadores em situação de risco) e a segurança jurídica da PEC. O tema “Previdência e Política Social” é um dos destaques da programação do XXIII Congresso Brasileiro de Economia e estará em discussão no dia 17 de outubro, a partir das 14h. Participam os economistas Denise Lobato Gentil, Fábio Klein e Marcel Grillo Balassiano.

Inscreva-se no XXIII CBE! O evento ocorrerá de 16 a 18 de outubro em Florianópolis. Saiba mais em www.cbe2019.com.br

DENISE LOBATO GENTIL – Possui Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1986) e Bacharelado em Economia pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1981). Atualmente é Professora Associada 4 do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro nas disciplinas de Macroeconomia e Economia do Setor Público. Pesquisa na área de macroeconomia, com concentração em política fiscal, seguridade social e desenvolvimento econômico.

FABIO KLEIN – Doutor em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (2012), com ênfase em Economia do Setor Público, Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Nottingham, UK (2006), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2003) e Bacharel em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas SP (1999). Tem experiência no setor governamental, no setor privado financeiro e em consultoria econômica, além de ter ministrado aulas em instituições públicas e privadas. Em 2014, teve trabalho premiado no Prêmio Ministério da Fazenda de Economia/Encontro da Anpec, com melhor artigo na categoria Economia do Setor Público. Atualmente, é consultor econômico especialista em finanças públicas na Tendências Consultoria Integrada.

MARCEL GRILLO BALASSIANO – Mestre em Economia Empresarial e Finanças (FGV EPGE), mestre em Administração (FGV EBAPE) e bacharel em Economia (FGV EPGE). É pesquisador sênior da área de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), com foco na análise de conjuntura macroeconômica. Foi analista macroeconômico na MCM Consultores, no escritório do Rio de Janeiro.