Governador de MT fala na abertura do XI Eneoeste

Teve início nesta quinta-feira (15) o XI Encontro de Economistas da região Centro-Oeste (Eneoeste). O evento se realiza no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, e terá nesta sexta-feira seu encerramento. O presidente do Conselho Federal de Economia, Wellington Leonardo da Silva, participou da mesa de abertura.

A palestra magna foi realizada pelo governador do estado, Mauro Mendes, que alertou para os riscos que o agronegócio sofre com o possível boicote de países europeus aos produtores brasileiros em decorrência dos avanços no desmatamento. “Se lá na Europa desencadearem uma grande campanha de boicote aos produtos brasileiros, como retaliação aos avanços dos desmatamentos da Amazônia, se preparem, pois vai ser um caos na economia brasileira e na economia de Mato Grosso”, afirmou o governador.

A programação continua nesta sexta-feira com uma palestra do presidente do Cofecon sobre “Economia e política no Brasil de hoje”. Ainda pela manhã, a economista Luciana Acioly falará sobre o papel dos bancos de fomento e o economista Luiz Carlos Barnabé de Almeida realizará palestra sobre a nova teoria do crescimento econômico sustentável e a economia 4.0.

No período da tarde, o presidente do Corecon-DF, César Bergo, falará sobre mercado de capitais; o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, falará sobre a representação do Centro-Oeste na economia nacional; e o professor Fernando Tadeu, pró-reitor da UFMT, falará sobre a economia mato-grossense.

A programação se encerra à noite com palestras sobre incentivos fiscais e sobre as relações entre o Brasil e a China, realizadas, respectivamente, pelo auditor Fernando Vieira, da Controladoria Geral de Mato Grosso, e pelo diplomata Vicente Amaral Bezerra.