Cofecon aderiu ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

O presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva, participou da 6ª reunião do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), realizado na última quarta-feira, 10 de julho, em Brasília. A autarquia passa a fazer parte da iniciativa, ao lado de entidades como os Conselhos Federais de Administração, Farmácia, Contabilidade; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP); entre outros.

O MCCE é apartidário, composto por uma rede formada por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas que objetiva combater a corrupção eleitoral e realizar um trabalho educativo sobre a importância do voto, visando sempre a busca por um cenário político-eleitoral mais justo e transparente.

O Movimento promoveu importantes mudanças na legislação eleitoral brasileira com a mobilização social que originou a primeira lei de iniciativa popular do País, a Lei nº 9840/99, que criminalizou a prática de compra e venda de votos. O MCCE também foi responsável pela Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/10) que impede a candidatura de quem tenha sofrido condenações criminais em âmbito colegiado.

A diretoria é formada por Luciano Santos, do Centro Santo Dias de Direitos Humanos (CSDDH); Haroldo Santos, do Conselho Federal de Contabilidade; e Melilo Dinis, da CNBB.