Presidente prestigiou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa de Furnas

O Congresso Nacional lançou na terça-feira, 9 de julho, a Frente Parlamentar Mista em Defesa de Furnas. Praticamente todos os partidos políticos aderiram à iniciativa, contemplando 402 deputados federais e 50 senadores. O presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva, prestigiou o evento realizado no salão nobre da Câmara dos Deputados.

A Frente Parlamentar é presidida pelo deputado federal Diego Andrade (PSD-MG) e conta com o apoio de 402 deputados federais (quase 80% da Câmara) e 50 senadores (60% da Casa) e a adesão de praticamente todos os partidos políticos. O objetivo é conduzir uma ampla discussão no congresso nacional que represente todas as vertentes de pensamento e os setores econômicos e sociais envolvidos.

Em seu discurso, o presidente da Frente Parlamentar afirmou que Furnas é uma empresa saudável que já passou por um processo de reestruturação em 2018. “Temos que buscar a eficiência nas empresas públicas, mas não podemos comparar Furnas às companhias que têm prejuízos. Furnas é um exemplo para o Brasil”, disse. Para o parlamentar, a Frente defende que a empresa continue apresentando uma gestão eficiente, buscando resultados e cuidando bem de seus colaboradores. “Furnas tem o melhor corpo técnico do Brasil pela qualidade de gestão”, completou.

O presidente do Cofecon destacou que entre as atribuições da autarquia está a preocupação com o desenvolvimento nacional; portanto, a entidade não poderia deixar de manifestar-se contrária à privatização de Furnas. “O modelo energético brasileiro é praticamente 100% limpo. É funcional, competitivo e nos permite gerar riqueza, empregos e salários. É um absurdo que se queira entregar a matriz energética brasileira para estrangeiros. Nenhum país do mundo que se preze faria isso porque é uma questão de segurança econômica nacional”, opinou Wellington Leonardo.

Ao final do evento, o presidente do Cofecon e do Corecon-RJ, João Manoel Gonçalves Barbosa, foram agraciados com a condecoração Itamar Franco, uma homenagem da Associação dos Empregados de Furnas às entidades que defendem a empresa.