45º Encontro Nacional dos Estudantes de Economia ocorrerá em Ilhéus, de 14 a 20 de julho

A Federação Nacional dos Estudantes de Economia (Feneco) realizará, de 14 a 20 de julho, a 45º edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Economia. O presidente do Conselho Federal de Economia, Wellington Leonardo da Silva, prestigiará o evento, a ser realizado na cidade de Ilhéus, na Bahia, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

O intuito do evento é promover o intercâmbio de saberes e vivências entre os universitários, profissionais, pesquisadores, professores, entre outros. São esperados participantes de todo o Brasil para discutirem diversos temas referentes à Ciência Econômica em âmbito nacional, regional e internacional.

A programação contempla palestrantes como Ciro Gomes, ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional; o economista-chefe e head da área de research da Necton, André Perfeito; Fernando Rubiera Morollon, pós-doutor em Economia pela Universidade de Illinois; Sandra Paulsen, doutora em Economia pela Universidade Sueca de Ciências Agrícolas; João Lucas Ijino Santana, diplomata de carreira e bacharel em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais; Omar Costa, economista especialista em Economia de Empresas e mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade de Salvador; Guilherme Mello, economista e cientista social, doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Elson Mira, economista e doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O Eneco 2019 também oferecerá minicursos aos participantes sobre os seguintes temas: Internacionalização produtiva das empresas brasileiras: o que aconteceu após a globalização; capitalismo como religião; Sistemas e Informações Geográficas; Finanças Pessoais: do básico ao derivativo (Day Trade); Economia Comportamental e Neuroeconomia; e Como elaborar um plano de negócios.

Esta edição do evento também contará com o I Fórum da Diversidade, com o objetivo de proporcionar um espaço de reflexão e troca de informações sobre inclusão, diversidade e cidadania. Segundo a organização do evento, o principal objetivo é conscientizar e sensibilizar os participantes sobre o processo de discriminação e as formas de preconceito por meio de discussões e experiências diversas. Claudiana Figueiredo, graduada em Pedagogia e Direito pela Faculdade do Sul da Bahia, ministrará a palestra A importância da diversidade no ecossistema empreendedor.