Encontro de Funcionários do Sistema Cofecon/Corecons reuniu profissionais de todo o País

O Encontro de Funcionários do Sistema Cofecon/Corecons reuniu 63 profissionais de quase todos os Conselhos Regionais de Economia. O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de maio, em Brasília, no Hotel Carlton.

No primeiro dia do evento, no período da manhã, a sala 1 foi palco do painel Gestão Financeira e Estratégica dos Corecons, o qual teve dois subtemas: Fluxo de Caixa, orçamento, indicadores, prestação de contas e processos licitatórios, apresentado pelo secretário de Finanças do Corecon-RJ, Guilherme Tinoco, e pelo gerente-executivo do Corecon-DF, Daniel Passos Soares; e Orientações da Comissão de Tomada de Contas do Cofecon, com a presidente da Comissão, Maria Auxiliadora Sobral Feitosa, e o conselheiro federal Nei Jorge Correia Cardim.

À tarde, a sala 1 recebeu o painel sobre Registro Profissional e Recuperação de Créditos do Sistema Cofecon/Corecons, apresentado pela gerente do Corecon-GO, Maria Paula Oliveira; pelo gerente-executivo do Corecon-PR, Amarildo de Souza Santos; e pelo procurador-chefe do Cofecon, Fábio Ronan Miranda Alves.

No segundo dia de evento, a conselheira federal Denise Kassama Franco do Amaral apresentou o painel Valorização Profissional, na sala 1. Em seguida, o conselheiro federal Waldir Pereira Gomes e os funcionários do Cofecon Natália Kenupp e Júlio Poloni discutiram o tema Comunicação.

Na segunda sala, o tema tratado durante os dois dias de evento foi Fiscalização Profissional de Pessoas Físicas e Jurídicas, e teve como expositores o presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva; a secretária de fiscalização do Corecon-RJ, Mônica Assunção Silva; e o fiscal do Corecon-RS, Antonio Pedro Hickmann.

Além das discussões nas salas, o Encontro de Funcionários proporcionou duas palestras aos participantes: Como Organizar a sua Vida Financeira, com o conselheiro federal Lauro Chaves Neto; e Inteligência Emocional, com o funcionário do Cofecon Danyel William. Os temas foram apresentados no primeiro dia do evento, na Sala Teatro. O encontro também contou com ginástica laboral, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. Williams Ramos da Silva ficou responsável pelas atividades.

Durante a cerimônia de encerramento, os relatores das discussões realizadas em duas salas, uma delas com foco em fiscalização profissional e a outra centrada em gestão, apresentaram os destaques das discussões realizadas durante o encontro. Todas as apresentações realizadas durante o evento serão enviadas aos Corecons por e-mail.

Maria Paula Oliveira, gerente do Conselho Regional de Economia de Goiás (Corecon-GO), relatou sobre o grupo de registro profissional e a recuperação de créditos do Sistema Cofecon/Corecons. Uma das questões apresentadas foi a realização de um novo Programa Nacional de Recuperação de Créditos – Recred. Sobre o assunto, o presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva, disse que alguns Corecons não cumpriram com as obrigações do programa em vigor, que compreende o envio de relatórios dos resultados alcançados a partir da adesão ao programa.

“Qualquer nova discussão sobre o assunto depende da chegada dessas informações. Está nas mãos dos Conselhos Regionais a possibilidade de discutirmos um novo Recred, desde que enviem as informações previstas em resolução”, disse Wellington Leonardo em relação à demanda apresentada.

O grupo de funcionários que se dedicou a discutir as principais questões referentes à fiscalização profissional foi representado por Mônica Assunção Silva. Em razão de sua ausência no momento de apresentação dos grupos, foi substituída pela fiscal do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), Walquíria Cybelle Fernandes, que leu uma carta direcionada . Segundo Walquíria, a principal demanda trata da unificação da fiscalização no Sistema Cofecon/Corecons. “Percebemos que as demandas são muito parecidas, ainda que os Corecons tenham realidades muito diferentes. Apesar das diferenças, os pontos comuns podem ser discutidos nas plenárias regionais. Além disso, a carta pode ser um método para outros encontros, em que cada Corecon tenha a chance de apresentar dificuldades e juntos possamos nos unir para tornamos o Sistema mais forte, disse.

Em seguida, o presidente Wellington Leonardo informou que neste ano o Cofecon publicará um manual de fiscalização para ser distribuído a todos os Corecons, com diversos modelos de documentos que podem servir como exemplo. “É preciso entender que o Cofecon não fiscaliza os economistas. Por meio desse manual, todo Corecon terá instrumental que possibilite uma fiscalização eficaz”, anunciou Wellington Leonardo da Silva.

O vice-presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, realizou o encerramento. “Foram dois dias de discussões muito interessantes, em que tivemos a oportunidade de conhecer e rever colegas e trocar experiências. É importante que a integração não fique restrita ao contato pessoal, que os funcionários mantenham essa troca via internet na busca pela realização de um trabalho cada vez melhor. Estamos diante de grandes desafios e grandes mudanças que podem ocorrer, e a única maneira de conseguirmos a sustentabilidade é trabalharmos cada vez melhor, com uma equipe motivada e comprometida”, destacou o vice-presidente do Cofecon.

Ao final do evento, houve sorteio de brindes , proporcionados pelas empresas patrocinadoras do encontro. São elas: Banco do Brasil, Carlton Hotel, CIEE, DF Turismo, Lume Comunicação, Forte Gráfica, gráfica Novas Ideias, e Tática Serviços Gerais.