Faleceu o economista João Paulo dos Reis Veloso

Joao Paulo dos Reis Velloso

Faleceu na manhã desta terça-feira (19), em sua casa, aos 87 anos de idade, o economista João Paulo dos Reis Veloso. Velloso foi ministro do Planejamento (1969-1979) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Deixa a esposa, Izabel, e três filhos – um deles do primeiro casamento.

Nascido em Parnaíba-PI a 12 de julho de 1931, Veloso mudou-se para o Rio de Janeiro, incentivado pela mãe, para poder cursar o ensino superior. Graduou-se em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1960 e obteve o mestrado pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, em 1964.

O economista foi funcionário do Banco do Brasil, assessor da Presidência da República e assessor do Ministério da Fazenda. Em 1967 ajudou a criar a Fundação Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep). Durante o governo de Costa e Silva participou do Conselho Federal de Educação (CNE) e do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). No período de 1967 a 1969 foi o primeiro presidente do IPEA, quando o órgão deixou de ser um Escritório para tornar-se um Instituto.

Veloso foi Ministro do Planejamento (1969-1979) nos governos dos generais Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel, passando pelos períodos do milagre econômico e da crise do petróleo. Também foi figura destacada na formulação dos Planos Nacionais de Desenvolvimento.

O ex-ministro também atuou como professor da Fundação Getúlio Vargas, diretor do Instituto Nacional de Autos Estudos, conselheiro do BNDES Participações e membro da Comissão de Especialistas do Senado para analisar questões federativas.