Nota de falecimento – Ademar Bertucci

Faleceu na última segunda-feira, 15 de outubro, em Brasília, o economista e professor Ademar Bertucci. Ao lado de Paul Singer, foi uma das principais referências em Economia Solidária no Brasil, com importantes contribuições para o seu desenvolvimento no país. O Cofecon lamenta o ocorrido e se solidariza com familiares e amigos. O velório será quarta-feira, 17/10, das 10h às 14h, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília-DF.

Ademar colaborou com ministérios, governos, universidades e organizações sociais ao longo de mais de 50 anos de atuação profissional. Estava à frente do Centro de Estudos e Assessoria (CEA), participando de sua diretoria colegiada. O economista era associado honorário e fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES). Atuou por muitos anos na Cáritas Brasileira e foi grande formulador e animador do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Ademar esteve no Cofecon no dia 13 de julho de 2017 para participar de reunião com a conselheira federal Denise Kassama Franco do Amaral, coordenadora do Grupo de Trabalho Responsabilidade Social, a fim de iniciar uma parceria voltada a ações de economia solidária.

O economista Ademar Bertucci foi a maior referência em Economia Solidária após a morte do professor Paul Singer, além de ser um ser humano ímpar. Foi após uma reunião no Cofecon junto com ele que tivemos a ideia de criar o GT. Sua partida deixa um enorme vácuo em todo o movimento de economia solidária e a melhor forma de honrar o seu legado é trabalharmos da melhor forma possível nesse importante processo de geração de renda”, lamentou Denise Kassama.