William Nordhaus e Paul Romer ganham o Nobel de Economia 2018

Os economistas norte-americanos William Nordhaus e Paul Romer são os ganhadores do Prêmio Nobel de Economia deste ano. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (08) pela Real Academia Sueca de Ciências. A premiação se deve à contribuição de Nordhaus “por integrar as mudanças climáticas à análise macroeconômica de longo prazo”, e à de Romer “por integrar as inovações tecnológicas à análise macroeconômica de longo prazo”.

Nascido em 1941, William Nordhaus graduou-se pela universidade Yale em 1963 e obteve um PhD no MIT em 1967. Desde então, tem sido professor em Yale, chegando a atuar como vice-presidente para administração e finanças da instituição. Nordhaus foi um dos críticos do relatório Stern, documento elaborado a pedido do governo britânico sobre os efeitos das mudanças climáticas na economia nos próximos 50 anos, argumentando que a taxa de atualização foi demasiado baixa.

Paul Michael Romer, nascido em 1955, é filho do ex-governador do Colorado Roy Romer. Obteve seu PhD em Economia pela Universidade de Chicago em 1983. No ano de 1997 foi considerado uma das 25 pessoas mais influentes dos Estados Unidos pela revista Time, e em 2002 ganhou o prêmio Horst Claus Recktenwald de Economia. Em junho de 2016 foi nomeado Economista-chefe e Vice-Presidente Sênior do Banco Mundial. A tese de Romer, supervisionada por José Scheinkman e Robert Lucas (ganhador do Nobel em 1995), mostrou representações matemáticas de modelos econômicos nos quais as mudanças tecnológicas são consequência de uma ação promovida e coordenada tanto no campo da pesquisa como do desenvolvimento. Seus estudos deram origem à teoria do crescimento endógeno.

O prêmio Nobel é tradicionalmente entregue no dia 10 de dezembro. Quase todas as categorias têm sua entrega realizada em Estocolmo, Suécia – a única exceção é o Prêmio Nobel da Paz, entregue em Oslo, Noruega, conforme estipulado no testamento de Alfred Nobel.

O Prêmio Nobel

O Prêmio Nobel foi criado em 27 de novembro 1895, no testamento de Alfred Nobel, cientista sueco que ficou muito rico com a invenção da dinamite. As áreas premiadas eram: Física, Química, Medicina ou Psicologia, Literatura e Paz. Os prêmios começaram a ser entregues em 1901.

Em respeito ao testamento de Alfred Nobel, nenhuma outra área de atuação é acrescentada nas premiações. A única exceção foi a Economia. Isso porque em 1968 o Sverige Riksbank (Banco Central da Suécia), comemorando seu tricentenário, instituiu o “Prêmio Sverige Riksbank de Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel”, patrocinado pelo próprio banco. Por esta diferença, ele não leva o nome de “Prêmio Nobel” em sua nomenclatura oficial, mas é anunciado e entregue junto aos outros Prêmios Nobel (embora não na mesma semana), além de ter o ganhador escolhido pela Real Academia Sueca de Ciências.