Eleições Sistema Cofecon/Corecons ocorrerão nos dias 30 e 31 de outubro

A população mundial tem usado cada vez mais a internet. No Brasil não poderia ser diferente. No início deste ano o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) que revelou informações importantes sobre o comportamento dos internautas brasileiros. Em 2017, cerca de 70% das casas contavam com internet e, em 97,2% dos casos, o acesso era feito pelo celular. Atento às mudanças de comportamento da sociedade, que hoje vive excessivamente conectada, o Conselho Federal de Economia tem aprimorado a sua atuação, de forma a dialogar com os economistas em diferentes ambientes. Pelo quarto ano consecutivo fornecerá a plataforma para a realização, por parte dos Conselhos Regionais, das eleições do Sistema Cofecon/Corecons pela internet.

A votação ocorre todos os anos para renovação de um terço dos conselheiros efetivos e conselheiros suplentes dos Conselhos Regionais de Economia, com mandatos de três anos e que neste ano será para o triênio 2019-2021, bem como para a indicação de um delegado eleitor efetivo e um delegado eleitor suplente para as eleições do Cofecon. Para exercer o direito ao voto, os economistas devem acessar o site www.votaeconomista.org.br no período de 30 de outubro de 2018, a partir das 8h, até às 20h do dia 31 de outubro de 2018.

As eleições eletrônicas representam uma modernização do sistema eleitoral e facilitam a participação dos economistas registrados no pleito. Em 2018, todos os Conselhos Regionais de Economia aderiram ao sistema e todo o procedimento será feito no ambiente on-line, até mesmo o cadastro de senha para votação. A partir da confirmação da identidade dos profissionais por meio da informação de dados pessoais no site, a senha gerada será enviada por SMS para o celular cadastrado. É importante destacar que o procedimento eleitoral é totalmente seguro, acompanhado por auditoria externa independente.

O presidente da Comissão Eleitoral do Cofecon, o economista e conselheiro federal Antonio Melki Jr.,considera que “com os aprimoramentos feitos no sistema, além de contar neste ano com a participação de todos os Conselhos Regionais, certamente haverá a ampliação do número de economistas que votarão por meio do portal Vota Economista”.

Vale lembrar que a participação de todos os economistas é muito importante. Para votar, o profissional deve estar devidamente registrado no Corecon de seu estado e adimplente com as anuidades e débitos de qualquer natureza perante o Conselho Regional, até cinco dias antes do início das eleições. Os Corecons estão à disposição dos economistas que tiverem qualquer tipo de dúvida em relação ao cadastro pela internet. Também haverá atendimento ao eleitor no próprio portal de votação.