SINCE ocorrerá na próxima semana, de 19 a 21 de setembro, em Porto Velho (RO)

A cidade de Porto Velho/RO receberá, de 19 a 21 de setembro, o XXVI Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE). O evento é organizado pelo Conselho Regional de Economia de Porto Velho (CORECON/RO), em parceria com o Conselho Federal de Economia (COFECON) e patrocinadores amigos. O tema central é “Crise dos Estados, Responsabilidade Fiscal e Retomada do Crescimento Econômico”.

Nesta edição, o debate estará voltado a uma maior integração entre os estados da federação para discutir como a crise econômica atual afeta a crise fiscal dos estados. Pretende-se identificar as políticas e ações que podem ser implementadas para a retomada do crescimento econômico com foco na redução das desigualdades regionais, equilíbrio fiscal, e ativação das vantagens estaduais como potenciais indutores do desenvolvimento.

O economista Ladislau Dowbor será homenageado com o Prêmio Personalidade Econômica do Ano  2017 e fará a palestra magna, no primeiro dia do evento, sobre “A era do capital improdutivo”. Ainda no primeiro dia do SINCE, serão apresentados os vencedores da XXIV edição do Prêmio Brasil de Economia (PBE), que contempla cinco categorias: livros, artigos científicos, teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografia de graduação. Os primeiros colocados serão contemplados com prêmios em dinheiro e menção honrosa de acordo com cada categoria. Ao todo será distribuídos R$ 26 mil aos vencedores. .

Paralelamente a realização do XXVI SINCE ocorrerá a VIII Gincana Nacional de Economia. Nos dias 20 e 21 de setembro alunos de diferentes estados e instituições de ensino do curso de Economia, pré selecionados nas etapas regionais, testam seus conhecimentos por meio de um jogo de forma virtual e divertida. Duplas de estudantes competem entre si, respondendo perguntas  com um problema econômico que devem solucioná-lo usando conhecimento, estratégia e um pouco de sorte. A Gincana oferece aos graduandos em Ciências Econômicas a oportunidade de entenderem a conjuntura econômica de um país por meio de uma simulação divertida e inteligente. 

Confira abaixo a programação completa. Inscrições em http://corecon-ro.org.br/inscricao-since-2018/