Corecon-ES comemorou o Dia do Economista com palestra e ação em escola

No dia 13 de agosto, data em que se comemora o Dia do Economista, o Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES) realizou um evento para festejar a ocasião. O encontro reuniu economistas, estudantes e diversas autoridades do Estado.

A programação contou com muitas atrações. Homenagem, palestra e entrega de prêmios foram os destaques do evento, que aconteceu no cerimonial Prime Hall, em Vitória.

O professor e economista Luiz Alberto Machado, de São Paulo, foi convidado pelo Corecon-ES para ministrar a palestra “Cenários para Economia Brasileira”. O palestrante foi presidente Conselho Regional de Economia de São Paulo (2002-2004) e é conselheiro do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania.

A secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Estado, Andrezza Rosalém, recebeu a homenagem Economista Destaque 2018, a maior honraria concedida a um profissional de Economia no Estado. A condecoração acontece todos os anos e busca reconhecer os economistas que se destacam pelo trabalho realizado, seja na esfera pública ou privada.

Um dos momentos mais esperados do evento foi a entrega do XXIII Prêmio ES de Economia, que seleciona os melhores artigos de economistas e as monografias elaboradas por estudantes dos cursos de Ciências Econômicas. Na categoria Monografia, o vencedor foi Rodrigo Inocêncio Bessa Pinto. Já na categoria Artigo, quem conquistou o primeiro lugar foi a dupla Nathan Marques Diirr e Vanessa de Lima Avanci.

No encontro, o presidente do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), Michel Sarkis, fez a Apresentação Pública de Resultados da instituição financeira.

Corecon-ES nas escolas

O Projeto “Corecon-ES nas Escolas” realizou mais uma palestra para alunos do ensino médio. No dia 14 de agosto, a unidade contemplada foi o Colégio Renato Pacheco, em Jardim Camburi. O auditório da escola ficou lotado de estudantes.

O evento contou com a participação de um palestrante convidado, o professor e economista Luiz Alberto Machado, e seu filho, o músico Guga Machado. Luiz Alberto falou sobre o panorama econômico do País e também aproveitou para apresentar o livro “Das Quadras para a Vida”, de autoria dele e do filho Guga. A obra destaca a importância do esporte, não só para a saúde física, mas para a vida profissional e relações interpessoais.

Os estudantes assistiram a uma apresentação do músico, que tocou o Hang Drum, um instrumento suíço que se destaca por sua sonoridade melódica e relaxante. “Os estudantes interagiram com as palestras e ficaram encantados com o som do instrumento”, afirmou o presidente do Corecon-ES, Ricardo Paixão.