Em comemoração ao Dia do Economista, Corecon-BA promove debate sobre a Revolução Tecnológica

O avanço no advento de novas tecnologias, seus reflexos na sociedade e os desafios futuros para atuação profissional do Economista serão os temas debatidos na celebração do Dia do Economista 2018. O evento anual promovido pelo Conselho Regional de Economia 5 ª Região Bahia (Corecon-BA), em homenagem aos profissionais baianos, será realizado no dia 16 de agosto, das 14h30 às 18h, no auditório A da FIEB (Stiep).

A abertura do evento contará com a participação do PhD em Economia e ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que ministrará conferência com o tema: Inovações disruptivas – Desafios e estratégias nacionais. Coutinho é referência nacional nos estudos sobre a Indústria 4.0. Diante da aceleração das tecnologias disruptivas e da adoção de estratégias nacionais de inovação proativas pelos principais países industrializados, de acordo com o economista, sua palestra vai promover uma reflexão sobre os “riscos, desafios e oportunidades para a inserção da indústria brasileira nessa nova realidade”.

Ao final da conferência, o presidente do Corecon-BA, econ. Reinaldo Sampaio, fará a introdução e mediação do debate. “As tecnologias disruptivas promoverão radicais alterações dos processos produtivos, dos modelos de negócio, das formas de comércio e consumo e até da institucionalidade como a conhecemos; de modo que estamos tratando de algo que nos conduz a um futuro próximo e ainda desconhecido, exigindo estratégias nacionais que garantam à indústria brasileira a inserção internacional soberana nesse cenário, o que explica a importância do tema”, afirma o presidente do Corecon-BA, econ. Reinaldo Sampaio.

A programação comemorativa contempla ainda o lançamento do livro Reflexões de Economistas Baianos, a entrega do Prêmio de Monografias Economista Jairo Simões, que premia os melhores trabalhos produzidos por discentes de Economia do Estado, da VI Gincana Baiana de Economia e outorga da comenda Economista de Destaque, aos profissionais José Murilo Philigret de Oliveira Baptista (in  memoriam) e Luiz Antonio Mattos Filgueiras. Para mais informações sobre a programação do evento e inscrições acessar o site: www.corecon-ba.org.br.

O EVENTO – Anualmente, o Conselho Regional de Economia da Bahia promove a Semana do Economista, evento comemorativo que celebra o dia dedicado aos profissionais baianos, 13 de Agosto. Com a proposta de valorizar a categoria e reforçar sua importância na sociedade, a programação do evento contempla a realização de curso, palestra/debates sobre importantes temas da conjuntura atual, entrega de prêmios e homenagens.

A Semana do Economista do Corecon-BA já contou com a presença de grandes nomes do cenário econômico nacional e local, debatendo com economistas baianos e convidados relevantes assuntos em voga, colaborando para fomentar reflexões e análises construtivas que possam ser empregadas por profissionais. “Esta é uma ocasião muito importante para promover a integração e a valorização do profissional de Economia, reafirmando sua importância para a sociedade, aportando consciência crítica às transformações estruturais da economia e seus reflexos sociais”, afirma o presidente do CORECON-BA, Reinaldo Dantas Sampaio.