Plenária do Cofecon discutiu a questão dos juros no Brasil

O Conselho Federal de Economia realizou, nos dias 27 e 28 de julho, sua 685ª Sessão Plenária Ordinária. Os conselheiros federais estiveram reunidos na sede da autarquia, em Brasília, para deliberar sobre assuntos de interesse da categoria. A reunião foi iniciada com um debate de conjuntura econômica sobre “Juros – condições efetivas para reduzi-los no Brasil”, que teve como participantes os economistas Dércio Garcia Munhoz e André Perfeito.

Durante a Plenária, os conselheiros elaboraram e aprovaram uma nota técnica sobre o assunto que foi tratado no debate de conjuntura. Clique AQUI para acessar o documento.

Entre os assuntos que foram tratados na reunião estão as Eleições 2018. Neste ano, todos os Conselhos Regionais de Economia realizarão as votações pela internet, por meio do site www.votaeconomista.org.br. O pleito elegerá um terço dos conselheiros efetivos e suplentes dos Conselhos Regionais de Economia, além de delegados eleitores efetivo e suplente para as eleições do Cofecon. Os economistas devem votar das 8h do dia 30 de outubro às 20h do dia 31 de outubro.

Também foram tratadas, na Plenária, questões referentes ao XXVI Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), a ser realizado de 19 a 21 de setembro na cidade de Porto Velho (RO). Na ocasião, os conselheiros apresentaram e votaram as propostas encaminhadas pelos Corecons para serem discutidas durante o evento, assim como deliberaram sobre a escolha da sede do próximo Since.

A Plenária realizou votação para indicar, aos Corecons, nomes para serem agraciados com os Prêmios Destaque Econômico do Ano 2018 e Personalidade Econômica do Ano 2018; analisou a proposta da campanha para o Dia do Economista 2018; e deliberou sobre o Grupo de Trabalho Perícia Econômico-Financeira e Mediação e Arbitragem, entre outros assuntos.

Ao todo, foram apreciados 18 processos de fiscalização e registro profissional; seis processos da Comissão de Educação referentes a auxílio financeiro; e um processo da Comissão de Planejamento Estratégico, Modernização e Qualidade de Gestão sobre auxílio financeiro.