Cerca de 500 estudantes participam do 44º Eneco

A capital federal foi escolhida para sediar o 44º Encontro Nacional dos Estudantes de Economia (Eneco). O evento ocorre anualmente com a pretensão de reunir universitários provenientes das mais diversas instituições de ensino superior do país para engrandecer o debate e a formação acadêmica. O Eneco começou no último domingo, 22 de julho, e segue até sexta, 29, na Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro.

O Cofecon prestigiou a abertura do evento. O economista Guidborgongne Carneiro Nunes da Silva, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF), representou o presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva. Na ocasião, apresentou informações sobre o mercado de trabalho para economistas, além do projeto de lei nº 658/2007, em tramitação no Senado Federal, que atualiza a regulamentação do exercício da profissão de economista.

Um dos destaques da programação desta segunda-feira, 23, foi a palestra do economista Marcelo Medeiros, sobre desigualdade. Durante sua exposição, o auditório da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) teve praticamente todos os lugares ocupados. Graduado em Economia e mestre e doutor em Sociologia, Marcelo contou que, em sua época de estudante, teve um de seus trabalhos premiado durante uma edição do Eneco. “Foi muito importante para mim porque eu percebi que estava no caminho certo. Dali em diante eu estudei desigualdade com muito afinco. Então hoje eu gostaria de agradecer ao Eneco por ter me concedido esse prêmio e é por isso que estou aqui”, declarou Marcelo Medeiros.

Ao apresentar o tema de sua palestra, afirmou que é muito importante os economistas estarem atentos ao assunto. “Existe muito mais por trás da desigualdade do que uma questão de justiça. A desigualdade pode afetar o desempenho da economia, influenciar comportamentos individualmente, entre outros aspectos. Quanto mais gente estudar isso melhor, mais cedo teremos respostas para questões importantes sobre as quais demos pouca atenção durante muito tempo”, refletiu o economista. Segundo Marcelo, o tema está ganhando cada vez mais importância no debate mundial, com pesquisadores incorporando o tema em todas as áreas da Economia.

Até sexta-feira, a programação contará com palestras de Tereza Campello, Laura Carvalho, Paulo Nogueira Batista Júnior, João Amoêdo, Márcio Holland e Nelson Barbosa. A programação completa está disponível em https://www.enecobsb.com.br/programacao

Debate Assessores Econômicos

Importante destacar que, em parceria com o Eneco e com o Cofecon, o Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) realizará nesta quarta-feira, 25 de julho, um seminário com os assessores econômicos dos presidenciáveis. O evento ocorrerá das 9h às 18h no Memorial Darcy Ribieiro, na UnB, e contará com três mesas de debates para discutir os programas econômicos. Confira a programação abaixo: