Vice-presidente do Cofecon ministrou palestra sobre abusos financeiros contra pessoas idosas

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, denúncias feitas por pessoas idosas ocuparam o segundo lugar no ranking anual – dados de 2016. Com o objetivo de esclarecer a população sobre o tema, a vice-presidente do Cofecon, Bianca Lopes de Andrade Rodrigues, ministrou palestra no dia 24 de abril em Porto Velho na qual abordou “Abuso financeiro contra pessoa idosa”. O evento ocorreu no auditório do Hotel Rondon, na capital rondoniense.

Em sua apresentação, Bianca destacou que a tranquilidade que deveria acompanhar a terceira idade tem sido, para muitos nessa faixa etária, ameaçada por pesadelos econômicos. “Em um contexto d ecrise de endividamento, após uma forte expansão do crédito, voltou a subir o número de denúncias de abuso financeiro contra idosos no Brasil”, destacou a vice-presidente do Cofecon.

A economista esclareceu os presentes sobre o que é considerado prática de abuso financeiro, tais como: falsificação de cheques, retirar a aposentadoria e os benefícios de outra pessoa, e usar cartões de crédito e contas bancárias de outra pessoa. Além disso, abordou métodos abusivos utilizados por financeiras e bancos e destacou a legislação e punições previstas a quem comete esse tipo de crime.

Clique AQUI para acessar a apresentação da vice-presidente do Cofecon.