Cofecon lamenta morte de Paul Singer

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) lamenta a morte do eminente economista Paul Singer, que faleceu na noite de segunda-feira (16/04) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado.

Paul Singer é reconhecidamente uma das personalidades que mais contribuíram com a ciência econômica no país. Assíduo defensor da distribuição adequada da renda, foi dele a introdução do conceito de Economia Solidária no Brasil. “Economia Solidária é uma organização de produção, de comercialização, das finanças e do consumo que privilegia o trabalho associado, a autogestão, a cooperação e a sustentabilidade considerando o ser humano na sua integridade como sujeito e finalidade econômica”, definiu.

De origem austríaca, onde nasceu em 1932, Singer migrou ao Brasil em 1940 junto a sua família por causa da perseguição nazista ao povo judeu. No Brasil, graduou-se em Economia e tornou-se doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), instituição onde se tornou professor titular em Economia. 

O economista foi um dos criadores do Partido dos Trabalhadores (PT), fundado em 1980. Ainda no campo político, foi chefe da Secretaria de Planejamento da cidade de São Paulo durante a gestão da ex-prefeita Luiza Erundina (1989-1992) e secretário Nacional de Economia Solidária no governo Dilma Rousseff (2011-2016).

O Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) inaugurou recentemente a Escola de Formação em Economia Solidária Paul Singer, nome dado em homenagem àquele que foi precursor do modelo solidário de produção no Brasil.

O Cofecon manifesta suas condolências e agradece as notáveis contribuições do célebre economista Paul Singer.